***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 12 de novembro de 2011

Sexta feira do consenso.







Parece que as bolsas do mundo estão mostrando com os preços que o consenso para o próximo movimento é inflacionário. Petróleo beirando os U$ 100,00, o ouro e o resto das commodities subindo sem parar, ações em forte alta também indicam que o mundo, além de não poder parar de consumir, não irá acabar antes do fim.

O mundo assume que o que não tem remédio remediado está.

As notícias nos EUA indicam forte alta no sentimento do consumidor enquanto explosões misteriosas nos arsenais iranianos colocam lenha na fogueira do petróleo. Com tudo em alta e a situação macroeconomia mostrando um futuro incerto, os investidores estão aproveitando o QE Europeu.

Os economistas que dirigem a pauta socialista têm resposta para todos os problemas - monetizar a dívida.

Caso isso ocorra haverá uma corrida aos bens tangíveis e aquele conselho que lhes dei ontem, sair da bolsa, já não servirá mais.

Nesse mar de incertezas econômicas e com apenas uma certeza monetária à frente, isto é, impressão maciça de dinheiro, as coisas não vão ficar baratas. Como eu já disse antes, o movimento de preços irá acompanhar a quantidade e o valor relativo da moeda.

A balança não está em equilíbrio e seus pratos pendem cada dia para um lado diferente. De qualquer maneira a economia vai se ajustar naturalmente e o que os políticos estão querendo é ganhar tempo enquanto tentam consertar a situação.

A minha visão é diferente da do mercado e eu só vejo que a cada dia de problemas os políticos vêm com mais uma promessa de salvação à base de dinheiro.

Este movimento de alta atual nas bolsas se baseia em promessas e a certeza de que algo será feito. Ocorre que a cada promessa feita o número prometido em dinheiro também aumenta.

Começamos com alguns bilhões de euros e já se sabe que com menos de 5 trilhões deles não haverá salvação, e mesmo que esse dinheiro apareça na praça, os preços relativos vão acompanhar a alta.

Fica a pergunta: será que o mundo vai usar a solução brasileira, indexação?

Vamos ver o que teremos nos próximos capítulos dessa novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário