***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E agora é a China.


Não parecia obvio que com a crise de dívida soberana na Europa, nos EUA e na China, alguma hora alguém iria colocar essa pedra no tabuleiro?

Claro que ninguém sequer cogitava dizer que era possível a China desacelerar o crescimento econômico em algum momento na história da humanidade.

Lá ninguém grita, se grita, morre, fácil assim. Os números são os que o governo diz que são, e estamos conversados. Não há controvérsias e conseqüentemente nunca houve verdade.

Por lá os chineses estão no melhor dos mundos, segundo os chineses obedientes ao partido. Inflação em alta e crescimento em forte declínio. As vendas de produtos para o exterior tendem a desabar. Os próprios chineses criaram a situação de inflação, comprando tudo a qualquer preço. Vão pagar a conta junto com o resto todo.

O mundo por lá é tão bom que basta você ser empregado do governo que está no céu.

Quanto aos empresários; a crise de liquidez enfrentada é a mais grave da história da China, na verdade é a primeira crise, e como tudo por lá, é uma crise gigantesca.

Na China o que mais tem lá é cidade novinha em folha sem nenhum habitante. Tudo construído e ninguém pode sequer pensar em comprar um apartamento. Mas vai dar certo o processo de venda dessas cidades em bem pouco tempo. A crise imobiliária fará o preço desses imóveis todos - desabarem. Subprime vai ser pinto perto do que vai acontecer na China.

Se o povo não pode pagar a conta, imagine você as cidades e os estados. Eles estão literalmente quebrados e com um trilhão de dólares em caixa. Parece muito? Não dá nem para encher a carie do dente chinês, que não é um simples dentinho como os brasileiros, é um dentão de 1,2 bilhões de habitantes.

Você se lembra do ditado mineiro que diz: casa que não tem pão o diabo põe a mão.
Pois é. A China alavancou a globalização, agora os manes vão ter de deixar cair o comércio mundial a níveis nunca dantes imaginados, só porque as commodities estão pela hora da morte lá na China. Quando eles deixarem de comprar o tal minério de ferro quero ver onde o Lulla vai colocar as pelotas dele e as da Vale.

A China inteira é uma grande fabrica de lixo. Tudo o que se produz lá vende, é barato e não presta. Só serve mesmo para você usar e jogar fora, é o país camisinha. Tudo lá é seriamente disfarçado, inclusive os problemas financeiros.

Então - se prepare para o ataque do mercado à China, vai ser divertido e cruel. Mas eles aproveitaram bem , não foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário