***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O problema



Essa equação refere-se a um famoso gol do jogador brasileiro Roberto Carlos.

Mas ilustra a dificuldade de entendimento da crise européia. A maioria não sabe absolutamente do que se trata, e quem sabe, não explica, ou pela impossibilidade das pessoas comuns entenderem, ou pela total inutilidade de uma explicação.

Para a população o que importa é a continuidade do sistema. Ninguém pensa em uma tragédia, mas sabem que terão dias difíceis pela frente.

Estive conversando com uma arquiteta recentemente. Perguntei se ela sabia o que estava ocorrendo com o preço do petróleo no mundo e por quê? Ela não tinha a menor noção do que estava acontecendo no mundo, nada, zero de informação. Grécia? Nunca ouviu falar, a não ser do paraíso feito de ilhas maravilhosas. Primavera árabe? Sim ouviu na televisão que há uma revolta, mas não sabe direito do que se trata. Divida americana e seus efeitos na economia global? Ignora totalmente o assunto.

Pode tomar esse exemplo e generalizar. Você que sabe, é uma pessoa sofredora por saber pelo menos parte da verdade.

Se o problema Greco fosse restrito apenas à Grécia, seria de fácil resolução. Emitir-se-ia dinheiro, pagava-se a dívida e estamos conversados.

Mas não, não são só 644 bilhões de euros do que se trata o problema. Tem mais a dívida da Espanha, da Itália, e Portugal, sem falar na Irlanda e todo o resto da Europa oriental. Não falamos da dívida americana, da japonesa, e da chinesa, aliás, dessa ninguém fala, só se toca no assunto das suas enormes reservas.

Mas você sabe de que dívida eu estou falando? Sim só da dívida soberana. O mundo inteiro não tocou no assunto das dívidas coorporativas, de indivíduos, e famílias. O mundo todo é tocado num sistema que venera os devedores, até o dia em que eles entram na lista do SERASA.

Bem senhores as Bolsas estão subindo hoje porque se espera que alguém dê algum dinheiro à Grécia para que essa possa honrar sua dívida de curtíssimo prazo, senão é SERASA nela.

O problema pós SERASA é que é de difícil entendimento. Ninguém sabe que tipo de equação os físicos vão montar para explicar, pois solução não haverá para esse problema fora da lei natural do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário