***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Análise e recomendações


O mundo decidirá essa semana se vamos entrar numa crise realmente, ou essa queda será apenas uma correção na força da alta.

Tecnicamente, depois de estabelecer um fundo em algum suporte natural de preços, o mercado terá de seguir seu caminho para cima até mostrar topo mais alto e, desta forma, retomará a tendência de alta, ou topo mais baixo, estabelecendo definitivamente a tendência de queda. A outra possibilidade seria o mercado montar uma acumulação e trocar a tendência para a lateralidade.

No entanto há uma quarta possibilidade, isto é, o mercado cair ao suporte de 1242 pontos direto. Isso mostraria que o mundo está metido numa crise de proporções ainda incertas e que o mercado teme o pior.
Caso essa queda continue direto ao suporte de baixo, sem repiques ou correções técnicas, estará nos mostrando a significância da crise sem nenhuma sombra de dúvida.

Vamos esperar pelo melhor, já que não se vê aparentemente nenhum problema que mais dinheiro não resolva.

Os políticos devem se mexer para sustentar suas posições e dar uma ajuda ao mercado. Eu me preocuparei com a queda apenas se a queda continuar direto ao suporte de baixo e, mesmo assim, só depois de ver o topo mais baixo no gráfico. Nesse caso eu teria de rezar para a acumulação acontecer, ou zerar a minha posição comprada novamente.

Há muita coisa acontecendo no mercado ao mesmo tempo e quase nenhuma do lado positivo.

As mudanças são totalmente visíveis inclusive aqui no Brasil. Bolsa em queda, dólar em alta, economia esfriando e os políticos da área econômica mandando ver nas medidas macro prudenciais. 






Essa mudança, no preço do dólar, é a mais importante evidência de que o mercado brasileiro mudou e de que a politica econômica brasileira mudou também, ou vai mudar na marra. Sugiro a você que reserve parte de seu dinheiro comprando dólares.

Claro que não agora, na subida e próximo da resistência. O mercado voltará abaixo de 2,00 muito em breve, e uma compra de contratos futuros de dólares não seria má ideia para fazer defesa de capital.

O mercado vai repicar e veremos um tempo de alivio nas expectativas, mas se o topo mais baixo for estabelecido, recomendo diminuir o máximo possível a posição de bolsa que não comporte travas, e migrar para contratos de dólares de médio prazo.





O último candle do índice futuro da Bovespa é um doji. Mesmo fora do suporte, e note-se que está abaixo do último suporte de preços, que foi deixado para trás sem que o mercado tomasse conhecimento dele, ainda mostra que haverá repique, pelo menos até a linha vermelha do gráfico, que é a primeira resistência agora. É apenas uma tecnicidade de mercado que deverá acontecer.

Temos de aproveitar essa alta para apanhar algum dinheiro do mercado e depois começar a montar a posição na venda, ou na compra do que vai subir... Dólares.

Lá fora os mercados já iniciaram o repique. Espero que continuem assim e não virem o nariz para baixo novamente hoje. Seria desastroso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário