***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 16 de abril de 2013

O mercado repicando. Quem será que está com enormes problemas?


 Dizem por ai que tal queda no mercado de ouro, totalmente preparada anteriormente, mostra que há, sem dúvida, duas coisas acontecendo no mercado, ou quem sabe na economia de algum país.

A primeira é que há alguma instituição realmente em graves apuros financeiros. O Boato é que; vendeu-se ouro que não se tem no cofre, portanto, para poder comprar sem prejuízo é preciso manipular, para baixo, o preço do ouro vendendo-se contratos futuros sem entrega física.

O segundo boato é que o FED está mostrando ao mercado que não é para se confiar mais no ouro como moeda tangível e sim no poder infinito do dólar.




Há uma terceira explicação. Confisco puro e simples do ouro nos BCs dos países devedores, tal como Itália, Portugal, Espanha etc. Se todos forem obrigados a vender o ouro para pagar as dívidas o preço do ouro iria cair. Inverdade, para dizer o mínimo. A verdade é uma brutal transferência de riqueza e poder para os países que fizeram os empréstimos. Eles querem receber o que emprestaram a  qualquer custo.


A queda nas bolsas, petróleo, commodities e ouro são auto-alimentadas pelas chamadas de margens dos vendedores a descoberto. É uma espiral de cobertura monetária. O repique hoje mostra que as posições estão cobertas, porém...

Em alguns dias veremos quem está com problemas. Basta o ouro recuperar seu preço com as compras maciças que a China está mantendo. Você vê? A China quer trocar os títulos do tesouro americano em carteira por outros ativos tangíveis. Assim deveria fazer o Brasil. 



A historia mostra que das outras vezes que tal movimento aconteceu, tudo se acabou em guerra.

Abriram a panela e mexeram a sopa. Vamos sentir o cheiro em breve.




4 comentários:

  1. Paulo, quem vc acha que é a instituição? Acredita em Terceira guerra por causa disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num mundo tão conturbado quanto este, bombas explodindo e dinheiro sendo tirado das contas correntes dos paraísos fiscais para pagar a conta dos bancos falidos... vai saber quem é. Um fato é liquido e certo. Uma queda no preço do ouro de 9% em uma hora apenas, com ofertas do metal na quantidade vista, não é coisa de gente pequena.
      Algum banco grande demais para falir está forçando a barra para fazer a posição vendida de ouro virar lucro.

      Todas as guerras não religiosas sempre têm dois lados brigando, os que emprestaram e os que pegaram os empréstimos. No meio da briga quem toma na tarraqueta é o povo.

      É muito cedo para a guerra ainda. Para que esse estado de pressão aconteça demora muito tempo ainda.

      Excluir
  2. A China esta realmente abastecendo a manga.

    ResponderExcluir
  3. Cada pais rouba o que pode... Tadinho do Chipre que não tinha minérios...

    Lobão fala e assusta o mundo mineral

    http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=63619

    ResponderExcluir