***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O medo sumiu... A prudência também.





Dados econômicos são dados econômicos. Operar bolsa pelos dados fundamentalistas nem sempre dá certo, mas eles são os guias do mercado em última instancia. Não há como lutar contra as evidências.

Os Bancos Centrais coletam e divulgam os dados econômicos, e com eles preparam a politica econômica que o mundo deverá implementar no futuro próximo.

No atual momento o que vemos são os números do PIB de muitos países encolhendo, outros desabando, mas os Bancos Centrais dizem que vão dar mais estímulos se a economia não crescer.

 Desta forma o mercado não obedece à lógica dos fatos e perde o medo do risco, contando, é claro, com o ovo, vocês sabem onde. O mercado não teme a recessão achando que os BCs podem simplesmente anulá-la com mais estímulos. As armas que os BCs usam para implementar crescimento são conhecidas e a mais importante é o controle da taxa de juros na economia.

Há 5 anos que os juros no mundo inteiro, menos no Brasil são zero. Não vejo onde está a possibilidade dos BCs abaixaram ainda mais essa taxa. O que eles têm feito é comprar dívidas deles mesmos, imprimindo dinheiro e monetizando o mercado. O perigo é a inflação, mas os BCs querem mesmo lidar com o monstro, aliás, esse é o objetivo, já que não podem mais baixar juros controlados, tentam abaixar os juros que o mercado constrói com a lei da oferta e procura.

 Com isso joga taxas de juros de países em dificuldades lá em cima, enquanto os que pouparam e têm dinheiro guardado, pagam taxas negativas para guardar o capital alheio mundial.

Um dos países para onde o dinheiro corre são os EUA. Dizem que lá é o porto seguro do mundo. O dinheiro corre direto para dentro, fugindo de países como a China, Brasil e da periferia europeia. Isso trás mais dificuldades para quem tem problemas de crescimento econômico.

Uma coisa o mercado ignora, dá de ombros. Os EUA são o maior devedor do mundo, de longe. Confiam na sua economia e acham que em longo prazo deixarão de ter a dívida.

Bem, só há uma maneira de não ter divida, é poupando, não gastando e, se a festa continuar e a monetização de fato acontecer, vocês verão o outro lado desta moeda muito rapidamente.

Uma coisa é certa, antes de uma tempestade sempre temos uma calmaria.


Acaba de ser divulgado o dado sobre as vendas do varejo americano.

Dados  melhores do que o esperado, subiram 0,4%.

O mercado imediatamente deu um salto para cima.

 Agora está pensando: será que veremos então os estímulos do FED?

Voltou imediatamente onde estava e agora vai analisar se vale a pena colocar o preço lá em cima se não haverá mais compras de dívidas e monetização.

Vai ser um dia difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário