***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O desenrolar da crise candle a candle.


Vamos olhar o que está acontecendo de fato.

Aliás, há só um fato importante mesmo no mundo desde 2008. Impressão de dinheiro. Como dizem os americanos, lots of it.



Toda a crise mundial em 2008 aconteceu porque o mundo financeiro havia comprado um Everest de notas de crédito as quais os assinantes assumiam a dívida, mas não tinham a menor intenção de pagá-la, nem intenção, nem capacidade financeira.

O que era considerado ativo no balanço dos bancos espalhados pelo mundo tornou-se pó. No entanto o FED não permitiu que esse prejuízo fosse realmente jogado à debito nos balanços, pois se isso acontecesse o mundo financeiro simplesmente viria abaixo e a economia como a conhecemos desapareceria.

Seria rápido demais para que o mundo pudesse suportar tal mudança.

Era preciso ganhar tempo, e nada como a idéia de Ben Bernanke para fazer isso. Sua tese acadêmica sobre a crise de 1929 defendia a impressão de dinheiro para conter a aquela crise.

Foi o que se fez e ainda o que se faz.

Fico decidido que não se deixaria os bancos quebrarem, mesmo à custa da quebra dos países, ou de sua soberania, frente aos bancos.

Estão imprimindo dinheiro e, ao invés de pagarem a dívida, emprestam esse dinheiro aos bancos com taxa zero e fazem esses mesmos bancos comprarem os títulos das dívidas dos países com taxas de 6% ao ano, senão mais, e assim rolam a dívida e mostram ao mundo que os investidores voltaram a confiar no sistema.

Caso apenas dissessem a realidade factual,  que estão monetizando a dívida, os preços saltariam para cima numa desabalada carreira e, junto com eles, os juros.

O truque de imprimir dinheiro e emprestar aos bancos para receber de volta é bom, muito bom.

Dinheiro move o mundo, mesmo com os preços perto das resistências gráficas. Se tudo andar conforme o plano, vamos ver um movimento técnico no mercado de retração, pequeno por sinal, e o mercado irá subir, acompanhando essa dinheirama que o BCE está colocando no mercado.

No momento a tentativa é mostrar ao mundo que, mesmo com o sacrifício que os países farão para ajustar suas contas, pelo menos os bancos não irão quebrar.
Já vi esse filme antes e as bolsas explodiram em alta. Na hora de apresentar os resultados a estória pode acabar mal, mas até lá...





Nenhum comentário:

Postar um comentário