***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sentar e pensar a historia.




Hoje em dia são poucas as pessoas que vêm o  problema da economia global pelo lado histórico. Até 1971 o mundo vivia sob a égide do padrão ouro. Escasso material, não permitia o crescimento dos países e causava lutas encarniçadas para a sua obtenção.

O mundo mudou. Fizemos uma economia baseada no crédito, e trocamos a nossa confiança no ouro como reserva de valor, para um mero pedaço de papel, o dólar, mas as pessoas deram de si a confiança na moeda.

Como período histórico a queda da confiança levou muito pouco tempo. As pessoas nos países ricos estão percebendo a rápida deterioração do papel moeda.

A confiança está se desvanecendo. Os QEs iniciados nos EUA para conter a queda da confiança depositada no dólar, depois seguidos pelos outros países, como Japão, Brasil, e a maioria dos países europeus. A confiança vai ficando cada vez mais abalada.

Agora mesmo na Europa, a França vai lançar títulos da sua dívida no mercado. Em busca de refinanciamento e rolagem do seu saldo devedor. Antes, é claro, tomou a precaução de deixar o BCE emprestar dinheiro à taxa zero aos bancos, que vão fornecer a rolagem da dívida francesa, e agora vai esperar para ver o resultado do seu leilão para saber a que taxa vai pagar essa rolagem.

Pretende mostrar que os bancos vão emprestar para o país a taxas baixas e que assim não há risco sistêmico. É uma coisa esdrúxula, mal explicada, e feita por trás dos bastidores. Mas só mesmo os ingênuos é que não percebem a negociata em andamento. Com será que dividem esse diferença de juros?

Depois desse QE, patrocinado pelo BCE, e em andamento, com o aval de todos os países do bloco europeu, a confiança na moeda papel vai virar pó, vai virar historia.

Com esse tanto de dinheiro no mercado a inflação já é uma realidade previsível em curto prazo. Além disso, as economias vão precisar de uma desalavancagem impossível de se alcançar sem enormes mudanças no panorama econômico.

O esquema da pirâmide criada em 1970 está para ruir.

Prestem atenção nas bolsas porque quando começarem a subir o céu é o limite, se é que vai sobrar alguém vivo para contar essa estória.



Riqueza não se constrói em maquinas impressoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário