Traduza o artigo
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Inflação e Deflação
Vamos falar de socialismo. Os salários em países socialistas têm isonomia.
E as dívidas desses países? Tem isonomia?
Deram um calote nos bancos que detém papagaio grego da ordem de 50%. A outra metade a população da Europa paga. Será que ninguém vai chiar? Vai para o matadouro feito o povo brasileiro? Eu duvido.
De agora em diante, ou a economia cresce e começam a pagar a dívida ou, Portugal, Itália, Espanha, e todo o resto também vão querer isonomia nas dívidas soberanas. Imagine você o tamanho da vara nos bancos.
O discurso diz que o dinheiro é para incentivar a economia. A verdade é que deram um calote genial na bancaiada e as ações deles estão subindo feito foguete.
Mas tudo que sobe como rojão, cai que nem vareta.
A luta econômica se resume entre deixar a inflação grassar, ou a deflação desmontar as economias. Pelo tamanho do dinheiro impresso pelos bancos centrais nos últimos anos na tentativa de inflacionar preços rapidamente já se vê claramente qual é o problema do mundo.
Essa rodada de impressão monetária é dos bancos centrais na Europa e no Japão. Este está também injetando dinheiro por causa do último terremoto, que na visão do Lulla deve ter sido uma mexidinha.
Tocará a vez de a China gastar o seu dinheiro e ajudar a pagar a dívida dos outros.
Onde isso terminará? Quem vencerá a disputa, inflação ou deflação?
Não importa, o fato é que qualquer uma das partes que vencer, o perdedor é você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário