Como estão vendo, ninguém morreu, as bolsas estão novamente subindo novamente, e o Banco Central Europeu está preparando a emissão de trilhões de euros para conter a crise.
Ao invés de um tsunami assassino, vamos vem um tsunami de dinheiro, pelo menos é o que o mercado espera. Por enquanto é só uma esperança que vem acompanhada de um movimento “técnico” nas bolsas. Ninguém viu a cor do dinheiro ainda, mas se sabe que seria suicídio não colocar muita grana para salvar os bancos.
Resta saber como é que reagira a população.
As bolsas estão reagindo muito bem, já que o repique lá fora está mostrando uma força extraordinária.
No entanto, não há ainda esperanças de que o mercado retome a tendência de alta.
Fica a pergunta:
Será que apenas três trilhões de euros é o suficiente para que o mundo retome o crescimento, e se apague, de uma hora para outra, as dívidas?
Mas olhando-se mais seriamente para a questão, o que se está dizendo é que os bancos não poderão jamais quebrar, e isso é um perigo, porque as pessoas também saberão que não precisam pagar suas contas para eles, e que não haverá força no mundo que tire uma pessoa de uma casa cujas prestações não sejam pagas, já que o BC pagou a conta para os bancos.
Vai ser um calote geral e teoricamente não haverá mais dívidas de pessoas e famílias assim que o BCE dizer qual é o plano de emissão.
Se a ação do BCE for apenas cortar as taxas de juros, vamos ver o mercado bater direto no fibo.
Todos estão dizendo que é preciso recapitalizar os bancos, e isso quer dizer dar dinheiro, mais e mais dinheiro. Vamos ver onde essa cornucópia acaba e como acaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário