É absolutamente impressionante o que se lê no registro. Na verdade é totalmente inacreditável.
O FED acaba de dizer que o mercado vai amargar uma tempestade de consequências imprevisíveis. Ai embaixo está dito, em alto e bom som que o FED cometeu um erro que irá custar a vida econômica de Estados, não só de pessoas.
Leia e fique de queixo caído.
Pode-se ler o relatório na integra aqui.
Vou deixar traduzido apenas algumas partes concernentes à política monetária do Governo Americano, que estão nas paginas 14 e 15 do
relatório. Comentarei os parágrafos em outro post.
Eu não gostaria de ter visto essas palavras serem editadas,
mas isso mudará, como já mudou a nossa realidade, a realidade econômica do
planeta.
Based on economic forecasts, and in light of ongoing economic weakness,
continuing fiscal policy restraint, and the recent downturn in inflation, it is
likely that current policy
accommodation will continue for one to three years. When policy
accommodation ends, the Fed’s actions are likely to be linked to improved
economic activity, which will serve to cushion fallout. The Fed is expected to
communicate its intentions to the markets to
help avoid
sudden shocks.
Baseado em
previsões econômicas, e sob a luz da continua fraqueza da economia, da
moderação da política fiscal, e a recente queda dos índices inflacionários, é provável
que a política de afrouxamento monetário venha a ser continuada ainda durante
um período de um a três anos. Quando a política monetária em andamento
terminar, a ação do FED estará provavelmente ligada ao crescimento da atividade
econômica, o que servirá para amortecer o choque da descontinuidade de tal política. O FED espera comunicar suas intenções aos mercados para evitar
choques repentinos.
However, the effectiveness of the policies in producing healthy economic
and employment growth is not clear. Uncertainty about fiscal and monetary policy
is deterring business investment that would spur growth, and despite policy
accommodation, economic growth has remained sluggish and uneven. While some
believe monetary policy may not be accommodative enough in light of current
government fiscal policy, others believe that constant injections of new
reserves have not returned the economy to the vibrant upbeat model it used to
be and that current monetary policy is ineffective.
Contudo, a eficácia das políticas para produzir saúde econômica
e aumento do emprego não está clara. Incertezas sobre as políticas monetária e
fiscal aplicadas estão trazendo incertezas e impedindo os investimentos
empresariais que iria estimular o crescimento, e apesar da política de
acomodação, o crescimento econômico permanece lento e desigual. Enquanto alguns
acreditam que política monetária pode não estar frouxa o bastante, à luz da política fiscal do governo atual, outros acreditam que as constantes injeções de
novas reservas não trouxeram a economia de volta ao modelo vibrante que costumávamos
ter, e que a política monetária atual é ineficaz.
There are potential risks associated with current policy. The Fed’s securities
purchases have reduced mortgage yields and, to a lesser extent, Treasury
yields. Current low bond yields are disruptive to management of fixed-income
portfolios, retirement funds, consumer savings, and retirement planning. They
may encourage unsophisticated investors to take on undue risk to achieve better
returns. MBS purchases account for over 70% of gross issuance, causing price
distortion and volatility in the MBS market.
Fixed-income investors worry that attractive mortgage-backed securities are
in very tight supply. Higher premium coupons carry too much exposure to
prepayments, potentially led by new government support programs for housing.
Many are concerned about the Fed’s significant presence in the market. They
have underweighted MBS in favor of corporate, municipal, and emerging-market
bonds. There is also concern about the possibility of a breakout of inflation,
although current inflation risk is not considered unmanageable, and of an unsustainable
bubble in equity and fixed-income markets given current prices.
Há riscos potenciais associados a tal política. As compras
de títulos do FED reduziram o rendimento das hipotecas e, em menor medida, os
rendimentos dos títulos do tesouro. Os rendimentos desses títulos são baixos e perturbadores
para a gestão de carteiras de renda fixa, fundos de aposentadorias, poupanças
de consumidores, e planos de aposentadoria. Essa política pode encorajar
investimentos mais sofisticados para atrair rendimentos que assumam riscos
indevidos no intuito de conseguir maiores taxas de retorno. Compras de MBS,
títulos do governo, representam mais de 70% da emissão bruta desses títulos, o
que causa distorção de preços e volatilidade nos mercados de juros.
Investidores de renda fixa se preocupam com a oferta de títulos hipotecários estarem
muito apertada. Os cupons de prêmios mais atraentes carregam muita exposição a
pagamentos antecipados que são dirigidos pelo novo programa de apoio
governamental ao programa de habitação. Muitos estão deveras preocupados com a
presença significativa do FED no mercado. O FED colocou os títulos federais
abaixo do peso que dá para os títulos municipais e de mercados emergentes. Há
também a possibilidade de que aconteça uma alta bruta da inflação, embora o
risco inflacionário atual não seja considerado incontrolável, e que uma bolha
insustentável nos mercados de ações aconteça junto com o mercado de renda fixa,
dados os preços atuais.
Further, current policy has created systemic financial risks and
potential structural problems for banks. Net interest margins are very
compressed, making favorable earnings trends difficult and encouraging banks to
take on more risk. The Fed’s aggressive purchases of 15-year and 30-year MBS
have depressed yields for the “bread and butter” investment in most bank
portfolios; banks seeking additional yield have had to turn to investment
options with longer durations, lower liquidity, and/or higher credit risk. Finally,
the regressive nature of the artificially compressed savings yields creates
pent-up demand within bank deposit portfolios; these deposits may be at risk
once yields begin to rise and competitive pressures increase.
Indo
além, a política monetária em execução criou riscos financeiros sistêmicos e
problemas estruturais em potencial para os bancos. As margens liquidas dos
juros são muito apertadas o que desencoraja os bancos a tomarem maiores riscos.
A aquisição pelo FED dos títulos de 15 e 30 anos deprimiram as taxas dos
investimentos considerados o “arroz com feijão” para os portfólios de
investimentos dos bancos e estes, por sua vez, tiveram que recorrer a opções de
investimento de duração mais longos e de menor liquidez e ou maiores riscos de
crédito. Finalmente a natureza regressiva dos rendimentos das poupanças cria
demanda reprimida dentro das carteiras de depósitos bancários, e estes depósitos
podem estar em risco, uma vez que os rendimentos começarem a subir a as pressões
competitivas começarem a aumentar.
Uncertainty exists about how markets will reestablish normal valuations
when the Fed withdraws from the market. It will likely be difficult to unwind
policy accommodation, and the end of monetary easing may be painful for
consumers and businesses. Given the Fed’s balance sheet increase of
approximately $2.5 trillion since 2008, the Fed may now be perceived as
integral to the housing finance system.
Existe incerteza sobre como os mercados irão reagir para restabelecer os preços quando o FED se retirar do mercado. Provavelmente será
de difícil execução essa volta ao normal e a sua acomodação, e o fim da política de acomodação será difícil e dolorosa para os consumidores e empresas.
Dado que o balanço do FED aumentou em cerca de 2,5 trilhões de dólares desde
2008, pode se dizer que o FED agora é percebido como parte integrante do
mercado habitacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário