***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 10 de agosto de 2013

Antigamente era assim.





A economia global, comandada pelos EUA, parece que está chegando ao que a mídia diz e o que o mercado espera; uma recuperação econômica.

Não que realmente esteja acontecendo, mas a mídia insiste em nos dizer que a economia está em plena recuperação, não há inflação e parece estamos entrando em um período de crescimento sustentado.

Já se perguntou por que, frente ao enorme sucesso da política de flexibilização monetária comandada mundialmente pelos bancos centrais, não há inflação, mesmo depois de vermos a quantidade de moeda crescer 33% ao ano nos EUA desde 2008?

Não há inflação porque a guerra entre os dois monstros, inflação e deflação, está sendo vencida pela Deflação. O que esta acontecendo de verdade é que as dívidas contraídas pelos governos estaduais, municipais, pelas empresas e pela população não estão sendo pagas.

Esse simples fato é o que mostra que os bancos quebraram e os governos estão fazendo um movimento monetário para pagar apenas parte dessa dívida que os bancos querem receber.

Em outras palavras, aquele montanha de notas promissórias, papagaios em geral, estão sendo pagos com dinheiro de mentira. Dinheiro que não produz crescimento, não pode ser considerado riqueza construída.

Mesmo assim, com a monetização da dívida, não há inflação, ou se há, é muito menor do que deveria ser.

Os bancos centrais até agora não conseguiram vencer a deflação, apesar de estarem mantendo a situação acima do nível da água. Nada afundou ainda e as taxas de juros até o mês passado estavam baixas.

A transferência de todos aqueles papagaios para os balanços dos bancos centrais e retirados dos bancos normais, fará, segundo os especialistas, as taxas de juros subirem.

O que aconteceria à economia global se isso acontecer de fato? Para onde irá o dinheiro?

Antigamente o dinheiro sairia do mercado de ações, imóveis e commodities e iria direto para os títulos do governo. Antigamente os governos não tinham dívidas desse tamanho para pagar, nem promessas de aposentadorias gordas para tanta gente de uma vez. Antigamente o preço do petróleo não estava acima de U$ 100,00. Antigamente era contra a lei fraudar balanços de empresas como a Petrobras. Mas isso era antigamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário