***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O mundo se prepara para o fim da política de expansão monetária, o QE.




Estamos vendo os analistas econômicos cheios de esperanças. Os que estão defendendo o governo americano na mídia dizem que o FED pode parar com a emissão de moeda e que isso não trará nenhum efeito pernicioso para a economia.

Dizem que, ao contrário do que todos esperam, aumento de juros e contração monetária irá trazer na verdade um aumento nos preços das ações e novos recordes econômicos.

Há banqueiros dizendo que o QE teve um papel menor nestes 5 anos de vida, e que na verdade apenas atrapalhou o “espírito animal” do mercado e sua recuperação.

Ai vem com a desculpa do analista e diz;

“Se o que chamamos de “taper” ( política monetária em que o FED irá começar a diminuir gradativamente a quantidade de dinheiro injetado no mercado para manter o crescimento econômico) vier em setembro e não for desastroso, então a economia vai poder andar por conta própria”.

Acontece que não será preciso que tal política restritiva esteja em andamento para que os preços voltem ao seu patamar natural, basta a certeza de que o FED irá fazer mesmo o tal de taper para que aconteça um desastre nas posições compradas em ações e commodities através do mundo.

A verdade dos preços, apesar dos palpites dos dois lados do debate, é impossível de se prever. O mercado - soberano que é - nos dirá quem tem razão nesse caso.

A teoria econômica, provada através de séculos de historia da humanidade, e pela matemática, diz que:

Se diminuirmos a oferta de crédito na economia as taxas de juros subirão e os preços em geral cairão.

Precisamente o oposto do objetivo final do FED nos últimos 5 anos, isto é evitar deflação.

O sujeito pode ser otimista o tanto que quiser, mas 2+2 continuam a ser 4.






Um comentário:

  1. deixe a skynet cuidar do mercado. aperte "yes" para carregar o programa, e a quebradeira mundial será afastada definitivamente.

    coração gelado.

    ResponderExcluir