O presidente Sarkosy veio a publico hoje e disse que o aumento do fundo de resgate da comunidade européia passará de EU$ 400 bilhões para EU$ 1 trilhão. Em seguida disse que esse incremento financeiro não será impresso, e sim captado no mercado.
Vamos falar de socialismo. Os salários em países socialistas têm isonomia.
E as dívidas desses países? Tem isonomia?
Deram um calote nos bancos que detém papagaio grego da ordem de 50%. A outra metade a população da Europa paga. Será que ninguém vai chiar? Vai para o matadouro feito o povo brasileiro? Eu duvido.
Senhoriagem e o imposto inflacionário.
Conceitos básicos:
Senhoriagem: Os bancos centrais possuem o poder de emissão de moedas. Considerado como o poder de compra dos bancos através da expansão da base monetária. Os ganhos da senhoriagem são obtidos através da diferença entre o valor nominal da moeda e o custo em produzi-la.
Meus amigos.
Estou saindo de férias depois de 15 anos trabalhando sem ver a cara da praia.
Vou ficar fora de hoje até o dia primeiro de dezembro, salvo alterações não programadas.
Ordens médicas por sinal.
Voltarei revigorado.
Em entrevista acontecendo agora o ministro do fomento na Espanha acaba de anunciar o plano de cortes de gastos de 2014 a 2020.
O corte proposto é de 50% nos investimentos e cortes nos gastos para poder alcançar, no longo prazo, as metas impostas pela comunidade européia com respeito ao déficit público frente ao PIB.
Depois desses dias todos, mudando de casa, sem acesso a internet, quero me desculpar pela minha ausência. É uma pena não ter podido escrever a vocês, mas já estou ligado na rede novamente, e infelizmente preparando umas férias para o mês de novembro.
Os últimos dias de bolsa me levam a crer que a minha confiança numa retomada econômica, através da enxurrada de dinheiro prometida pela França e Alemanha, está acabada.
Não é possível uma recuperação de bolsa de valores de 20% nos mercados da Europa e EUA, em apenas cinco dias. Isso não vai ter sustentação.
Veja o vídeo na Fox News, mesmo que você não fale inglês. Como sabe uma imagem vale por mil palavras.
Entenda que a população que está sendo massacrada, atropelada e assassinada são pessoas cristãs que estavam fazendo uma manifestação popular porque as igrejas católicas estão sendo duramente atacadas pelos muçulmanos.
No norte da África a situação da “Primavera Árabe” está se mostrando como o mundo esperava. No Egito há uma revolta civil em que a maioria muçulmana massacra a minoria cristã. Não é muito bom ser cristão em nenhum país de maioria muçulmana.
Vamos experimentar uma mudança macroeconômica importante.
Ontem o Banco Central Europeu disse que vai pagar a conta dos bancos, promover liquidez, e dar crédito ilimitado a eles.
O que isso quer dizer afinal?
Como estão vendo, ninguém morreu, as bolsas estão novamente subindo novamente, e o Banco Central Europeu está preparando a emissão de trilhões de euros para conter a crise.
Ao invés de um tsunami assassino, vamos vem um tsunami de dinheiro, pelo menos é o que o mercado espera. Por enquanto é só uma esperança que vem acompanhada de um movimento “técnico” nas bolsas. Ninguém viu a cor do dinheiro ainda, mas se sabe que seria suicídio não colocar muita grana para salvar os bancos.
Estou lendo as notícias do momento e escutando os analistas, sábios de caderneta.
O argumento de alguns é de que o governo não deve e não pode, neste momento, cortar gastos, visto que o setor privado está se contraindo. Dizem que se o governo deixar de gastar é o mesmo que colocar um doente que está na UTI em uma forte dieta.
Já estamos num mundo novo. Ninguém que não esteja preocupado com seus milhões depositados nos bancos, sequer percebe os acontecimentos.
O resto já se acostumou com a crise e sabe que, na verdade, não há crise, ainda. Quebre o banco que quebrar, não quebrando o meu, o resto que se exploda, não tenho nada a ver com isso, não é?
A população do mundo quer mesmo punir os bancos.
Os grandes políticos, sentados em suas poltronas confortáveis querem salvá-los.
Nos EUA e na Europa a classe média está desaparecendo no meio de um redemoinho infernal que ninguém compreende como pôde acontecer.
Quer dizer, alguém sabia, mas não disse nada. A notícia é:
American Air Lines está caindo 41% só hoje. E a boateira diz que ela vai pedir falência.
As ações, como podem ver no gráfico, viraram simplesmente pó.
Mas se acontecer o povo na Europa vai se revoltar. A questão na pauta da reunião de hoje na Europa é:
A comunidade européia está disposta a fazer o BCE emitir dois ou três trilhões de euros e limpar as dívidas dos bancos?
Amanhece o dia na Ásia e já há problemas na madrugada européia. Algo de podre no ar, acontecido na sexta-feira. O banco de investimento Morgan Stanley perdeu 10% do valor de suas ações no último pregão. Por quê?
Somos um país de gente guiada. Poucos se dão ao trabalho de resistir.
A quem culpar?
Votamos, escolhemos, colheremos o que plantamos.
Nossos dirigentes escolheram frente à crise que se avizinha do Brasil, mas que já chegou derrubando mamatas e não mamatas na Grécia, Espanha, Portugal e outros países na Europa, conviver com uma inflação “um pouco mais alta”
Nesta segunda feira o congresso americano volta a votar a lei que impõe sansões comerciais contra os produtos chineses. Tudo acontece porque os EUA vêm reclamando da manipulação da moeda chinesa, pela China é claro.
Dizem por lá que a China está fazendo mal às indústrias nacionais. Quem faz lobby contra a nova lei são as multinacionais americanas que estão faturando fora de lá.
24/09/2011 | 16:40
Blatter ameaça tirar Copa do Brasil
JOSEPH BLATTER MANDOU RECADO
Um episódio ainda não revelado e movido a tensão de ambos os lados mexe com os brios do governo federal e da FIFA. Há 15 dias o presidente da entidade, Joseph Blatter, mandou carta em tom ameaçador à presidenta Dilma Rousseff.
.......................................As duas faces do mercado....................
Parece tão certo que as bolsas vão cair que fico meio desconfiado com as possibilidades que se colocam para o mercado.
Eu me pergunto se o mundo vai se enterrar antes de morrer? Assisto à Bloomberg e vejo os grandes players dizendo que “não, não estamos em uma recessão”. Deveriam acrescentar a palavra “ainda”.