***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 1 de outubro de 2011

A minha desconfiança e o desespero deles

.......................................As duas faces do mercado....................

Parece tão certo que as bolsas vão cair que fico meio desconfiado com as possibilidades que se colocam para o mercado.

Eu me pergunto se o mundo vai se enterrar antes de morrer? Assisto à Bloomberg e vejo os grandes players dizendo que “não, não estamos em uma recessão”. Deveriam acrescentar a palavra “ainda”.

Ou estão dizendo que uma recessão só acontecerá se o FED aumentar as taxas de juros para combater inflação, ai sim poderíamos ver algum tipo de desaquecimento. E olha que é gente das grandes dizendo isso. Sabem, eles devem estar comprados até o talo.

Há muito otimismo, e disfarce, nas palavras dessas pessoas. Uma delas, mês passado, disse que já havia saído de todas as posições de risco ou de renda variável, e agora vem nos dizer que “não estamos em perigo de ver acontecer o tal de Double Dip”.

Claro, o cara já se mandou da bolsa, agora para ele é só alegria o resto que se... Exploda

Mas as pedras desse dominó estão todas interligadas. Os Estados Unidos, na crise do Subprime em 2008, carregou todos os bancos centrais do mundo para uma espiral de compra de papagaio não recebível e de impressão de dinheiro para salvar banco falido.

O buraco naquela época, diziam os especialistas e até um relatório do próprio FED, era de 55 trilhões de dólares. Mal e mal houve uma entrega de 3 trilhões ao longo de 2008, 2009,20010 e até meados de 2001, com o que se chamou de QEs. É muito dinheiro, mas essa grana foi mesmo parar na mão dos bancos falidos e, logo em seguida, foi usado para fabricar altas nas bolsas, commodities, e qualquer outro tipo de ativo, no intuito de gerar lucros para os bancos recomporem suas finanças manipulando o mercado. Causou foi um tremendo tumulto no mercado, isso sim.

Dinheiro para o público endividado, nenhum. Também seria impossível pagar as dívidas de todos os Josés do mundo que tinham uma hipoteca impagável.

Agora os EUA estão entrando em um desaquecimento mais firme, já que o FED se recusou a colocar outros 3 trilhões na parada. Entregar o dinheiro a quem? Aos bancos novamente? O simples fato dos EUA não conseguirem desfazer a miscelânea que foi a revenda dos papagaios do subprime para bancos através do mundo o que causou indiretamente o acumulo de dívidas na Europa, que agora vive às turras com os seus bancos, que, diga-se de passagem, já estão falidos. Não vão sentir nem o cheiro do dinheiro referente àquele monte de notas promissórias que têm no cofre.

Por lá se espera, depois do novo discurso para a salvação da lavoura socialista, que a Alemanha aprove um aumento das reservas do fundo de alívio para bancos, que são de 400 bilhões de euros, para 2 trilhões de euros, claro, tudo tirado dos ricos, o povo alemão.

Enquanto se discursa o povo europeu está entrando na maior tanga já vista por lá.
O que se espera é que a economia desaqueça. Até a Dilma já entrou nessa realidade.
E se os EUA e Europa, juntos, entrarem em recessão, o que ficou evidente pelos dados desse último trimestre, imagine você o que o mercado passou a pensar?

Sim, a China, entrou como bola da vez. A esperança de que essa roda viva não atingisse os Brics já era.

Imagine você o tamanho da exposição dos bancos ao mercado? Eles estão fazendo o crédito crescer a taxas inimagináveis há vários anos, melhor dizendo há varias décadas.

O subprime foi uma explosão de uma parte dessa bolha de crédito. Imagine o que será se a bolha maior explodir?

Não acredita que o mundo está numa bolha? Pois veja o seguinte dado não divulgado, mas amplamente percebido por você. A corrupção no Brasil antigamente (antes de 2004, ou até 2004) cobrava na casa dos milhões de reais as suas falcatruas, agora só se fala em bilhão.

Onde você sonhava em ver um discurso dizendo que o banco central vai imprimir 2 trilhões em moeda para salvar banco. Não se fala mais em milhão, não é?

Estou aqui escrevendo tudo isso repetidamente desde que vi acontecer toda aquela alta em 2006 e 2007, culminando com a descoberta do pré-sal, e naquela época a Petrobras valia R$ 66,00 por ação, hoje mal e mal vale R$ 20,00 com pré-sal e tudo.
Quer dizer; achar o petróleo no Brasil em vez de fazer o preço das ações da Petrobras subir, fez cair 66%.

Como eu disse ai em cima eles não vão se enterrar antes de morrer. Espere o próximo fundo e saia comprando bolsa porque o repique vai ser da ordem de uns 20% mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário