***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tive de atrasar minha saída de ferias, então


Senhoriagem e o imposto inflacionário.

Conceitos básicos:

Senhoriagem: Os bancos centrais possuem o poder de emissão de moedas. Considerado como o poder de compra dos bancos através da expansão da base monetária. Os ganhos da senhoriagem são obtidos através da diferença entre o valor nominal da moeda e o custo em produzi-la.


Imposto Inflacionário: O imposto inflacionário é aquele decorrente das receitas obtidas pelo governo pela emissão de moeda. Não necessariamente se confunde com a senhoriagem, pois se trata de uma transferência de recursos da economia para as mãos do Banco Central. É a perda do poder aquisitivo dos cidadãos e benefícios para o Banco Central devidos ao pagamento de juros reais negativos.

Fonte: Novíssimo Dicionário de Economia

Estes dois conceitos básicos estão no fundo do movimento dos bancos centrais para dirimir a dívida, e ao mesmo tempo, a crise.

O povo brasileiro pagou anos a fio estes dois custos ocultos na economia e sofreu como poucos povos sofreram com a inflação.

O mundo dos políticos e dirigentes econômicos está anunciando que, além de pagar a dívida da Grécia com dinheiro surgido do nada, sem o suor da produção da riqueza, vai deixar metade da conta para o setor produtivo pagar.

Os mercados adoraram o anúncio, ou melhor, a forma como foi dito que os bancos vão perder 50% do dinheiro emprestado a Grécia. Um calote unilateral de 50% da grana e está todo mundo comprando bolsa sem parar. A manada está sendo conduzida ao matadouro onde morrerá feliz.

Com a população do mundo atingindo os 7 bilhões de habitantes, os conceitos econômicos validos no século passado simplesmente desapareceram. Ninguém pode seguir, ou esperar, que os conceitos econômicos possam ser o que diziam ser, mesmo tendo sido provados matematicamente. Estamos num novo mundo onde as leis universais começam a ser mutáveis.

Será?

Espere a matemática começar a funcionar, ou pelo menos as pessoas começarem a fazer as contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário