***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estamos perto da linha do tempo que irá dividir a historia econômica mundial. Devo fazer posição de longo prazo em PETR4?


A era do petróleo barato está em seu final, definitivamente, e com o preço do petróleo caro, as coisas serão diferentes.

Há varias explicações para a atual alta do petróleo no mundo, mas a básica, oferta e demanda é mesmo a que manda.

No caso do petróleo não há como, em curto período de tempo, aumentar a oferta, mesmo porque atingimos o Peak Oil, coisa que os governos não mencionam, mas o mercado sabe.

Nas últimas décadas, a inclusão de bilhões de pessoas na economia de consumo crescente, fez a historia do petróleo se modificar e, o que vemos hoje no mercado, é a mais pura lei econômica em funcionamento - oferta e demanda -  Com isso, as coisas começarão a ficar duras para o cidadão comum em muito pouco tempo.

 Na verdade toda essa crise, queda das bolsas, Estados afundando em dívidas, nada mais é do que uma crise energética.

Vamos olhar para os gráficos disponíveis e entender.




Esse é o gráfico do petróleo Brent, tipo mais usado para refinar gasolina e óleo diesel. Preço já bem acima de U$ 124,00.

Ora, se a lei da oferta e procura prevalece na construção desse preço, e o que nos dizem é que o mundo está em crise, esse preço deveria estar bem abaixo disso.

O que se viu nesse tempo foi a construção de um patamar acima dos U$ 100,00 o barril.

Estamos em um ponto da historia que o número da população humana não mais permite a queda da demanda desse produto. Além disso ainda temos inércia nos movimentos de crescimento na Ásia, na America do Sul.

Nos EUA, dizem, a economia está voltando a crescer.

As expectativas, todas, são para que o mundo volte a consumir e a crescer.

Esse é o primeiro ponto para a alta desse preço.

Mas a realidade não é a expectativa.

No Oriente Médio e Norte da África há pelo menos três países produtores de petróleo, Sudão, Síria e Iêmen que estão em meio a revoluções e suas contribuições para a oferta do produto é declinante. A OPEP procura ajustar a oferta, mas a demanda na Ásia desequilibra a balança sempre.


A realidade mostra que os estoques de petróleo disponível está em forte declínio desde 2009, ao mesmo tempo em que o preço sobe; veja o gráfico abaixo.





Some-se a isso o custo de refinar petróleo, jogar o resultado do refino - gasolina e óleo diesel - no mercado, e não encontrar margem de lucro, está fazendo com que as empresas de refino fechem refinarias por todo o mundo.

No caso do Brasil a coisa ainda é pior. Além dos projetos de novas refinarias demorarem a amadurecer, o governo controla ferozmente o preço dos combustíveis e essa represa, um dia, como já vimos no passado, vai estourar.

A bomba energética está por explodir, e vai arrebentar bolsos e carteiras da população mais pobre e menos integrada ao socialismo distribuidor de riquezas.

O fato da vida é que não se pode mudar a lei da oferta e procura, portanto muita gente vai ficar fora do consumo de energia.

Tudo isso me faz pensar: devo fazer posição de longo prazo na Petr4?












Um comentário:

  1. Brilhante análise, faltou apenas dar a resposta do milhão: investir ou não a longo prazo na PETR4? Sabendo que aqui o preço é controlado pelo governo e ainda existe importação do produto, o que gera prejuízo para a empresa e acionistas (o governo está pouco se lixando para estes).
    Parabéns pelas análises.

    ResponderExcluir