***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que se discute nos bares onde os economistas brasileiros se encontram






Taxa de juros de 2% ao ano, ou menor, no Brasil.

 A Selic hoje é de 7,5% ao ano, considerando que o governo tem uma meta de inflação de 4,5% ao ano, (jamais vista no horizonte) a taxa de juros real seria de 3% ao ano.

Como o governo vai aceitar a taxa de inflação na margem superior da meta, isto é, 6,5% de inflação esse ano a nossa taxa de  juros real é de 1% ao ano. Mais ou menos.


 Quem tem dinheiro, já está pensando onde enfiar a grana para ganhar algum rendimento. Esse era o desejo e objetivo final do governo, obrigar os poupadores a aplicar seu dinheiro nos investimentos que o Brasil precisa.

O que mudou na politica econômica do Brasil? Aquilo que nós, pobres mortais e vassalos do Rei Lulla, não ligamos.


1.       O governo mudou a politica cambial. O Brasil não tem mais um câmbio flutuante, não foi divulgado, mas apenas apareceu nos discursos dos principais políticos de que eles iriam manipular a taxa de cambio.
2.       Acabou a tal meta de inflação, ela será a que for, e seja o que Deus quiser.
3.       Superávit fiscal já é parte da historia, e o governo, desesperado para mostrar que não mudou essa meta, está recebendo os lucros do BNDS, Caixa Econômica Federal e outras estatais, antecipadamente, ou melhor, está fazendo uma maracutaia contábil, novamente.
4.       Mesmo segurando a taxa cambial, as vendas externas estão caindo.
5.       O Brasil não vai crescer 4,5% em 2012, conforme os planos dos megalomaníacos no governo, e depois das maracutaias contábeis, vamos ver um crescimento de 1,5%, e olhe lá.


Resultados da nova politica econômica nacional.

·         Inflação acima de 9% ano que vem. Espere só a Dilma anunciar o próximo aumento da gasolina e você verá.

·         Assim que o mercado perceber a vulnerabilidade das contas nacionais vai fugir com o capital para o que chama de “segurança”. O governo espera que o povo gaste e os poupadores invistam. Vai ficar querendo.

·         Em tempo a inflação fará a taxa de juros subir, o investimento cair, e a inflação vai comer nossas reservas por uma perna.

·         A arrecadação do governo, logico, com 6,5% de inflação continuará crescendo.

·          Se o mercado perceber que o governo não tem controle da taxa cambial e que o QE, lá fora, não esta atingindo seus objetivos, o poupador passa da poupança de 1% ao ano, para a compra dos dólares.

Não sei por que, mas acho que vivi 26 anos de minha vida dentro de um cenário muito semelhante.
Enquanto isso os bancos nacionais estão abaixando as suas taxas de juros de 15,6% ao mês, para algo mais civilizado, taxas entra 4,6% e 10% ao mês.

Ao mês!

E    E você se pergunta por que o Brasil é o país dos rentistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário