***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nos dois últimos posts eu falei sobre o Citi Bank.





A razão disso é que percebi nas entrelinhas das propagandas da mídia sobre o “bom desempenho” dos bancos que na verdade o FED só ajudou a rentabilidade deles até o ano de 2010. Note que a rentabilidade desses bancos estão em queda forte.


À despeito da compra feita pelo FED dos títulos podres que estavam no balanço e que mostram que todos os bancos americanos estão literalmente falidos, uma coisa é você retirar prejuízos tomados do balanço, outra é fazer a rentabilidade dos bancos voltar a acontecer.

Toda essa conversa de retomada econômica pelos EUA vai acabar mal. A única coisa que poderá salvar o mercado, temporariamente, seria a eleição dos republicanos nos EUA, e mesmo assim eles não teriam a menor chance de enfrentar a recessão que se avizinha no mundo.

O FED pode comprar a quantidade de notas promissórias podres dos bancos que quiser, isso não mudará a necessidade de ajuste econômico do lado da dívida, que agora já não está totalmente no balanço dos bancos, e sim descansa no balanço dos Bancos Centrais, ou seja, no bolso e saúde financeira da população, que em última instancia é quem deve estar  fisicamente apta para manter o crescimento da economia.

Devendo até as calças, nessa e na próxima geração, a população tem duas situações a escolher:

Ou paga a conta entrando em um período de economia e baixo consumo, ou resolve não pagar a conta e dá o calote. 

Como a população não pode fazer isso, os Bancos Centrais estão procurando inflacionar a moeda para que a dívida desapareça, com o risco evidente de destruir a moeda e a economia.

Antes é claro provisionaram os caixas dos bancos falidos com dinheiro suficiente para que estes se resguardem comprando ouro, commodities, ações de interesse , e outros ativos tangíveis. Não se trata de salvar a instituição, mas sim de salvar as pessoas que fazem parte da elite dirigente no planeta.

A sacanagem é tanta e ninguém reclama porque somos, em última instancia, uma manada guiada pela mídia e vontades dos Estados.

A bolsa pode subir, mas não elimina o efeito na população de um quilo de batata ter subido 87% esse ano.

Isso é precisamente o fato da Bovespa não estar valendo 20.000 pontos ou o SP500 600 pontos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário