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sábado, 31 de março de 2012

A competência da Petrobrás e o preço da ação


Como empresa estatal ela não é diferente de nenhuma outra, ao contrário, é o exemplo.

Nossa presidenta foi parte do conselho por diversos anos.

 Este escrito não quer tratar da corrupção, que não é obvia por motivos óbvios,mas quer tratar do preço das ações da estatal. Por que estão tão depreciados, mesmo depois do descobrimento do pré-sal.

 O Brasil está discutindo no congresso nacional quem fica com o butim do pré-sal, isto é, quem discute são os políticos, os mesmos que criam a incompetência em que a nossa princesa está afundada .



Estas imagens são da festa de lançamento do navio petroleiro João Candido, em maio de 2010.






Foi linda, lulla se divertiu, dilma também. O que não disseram ao público foi que, quando jogaram o navio no mar, ele se encheu de água, pois abriu tremendo rombo no casco.

Esse deve ter sido o novo ciclo para a indústria naval brasileira a qual se referiu em discurso na data de lançamento o então presidente da Petrobrás, joão sérgio gabrielli, ciclo que levará ao afundamento total novamente desta indústria.

Dos 22 navios encomendados, o primeiro feito quase afunda no dia do lançamento e ainda não foi consertado, pois não tem conserto.

Vejam o que disse um funcionário coreano que não quis ser identificado aos jornalistas do Estadão:

A questão da mão de obra foi abordada por um experiente projetista naval, que pediu para não ter o nome identificado. O especialista disse que um atraso tão grande não é comum. Na Coreia do Sul, dois meses costumam separar o lançamento ao mar do início da operação.
O operário sul-coreano é extremamente bem treinado. Apesar de dizer que o brasileiro também recebe bom treinamento, o projetista argumenta que nosso profissional não tem grande experiência, especialmente em Pernambuco, Estado sem tradição na indústria. A experiência dele no setor indica que, para tornar-se eficiente e rápido, um operário naval precisa de quatro ou cinco anos de serviços ininterruptos, o que não ocorre no Brasil.
Essa coisa do pré-sal vem se arrastando desde 2008, e as previsões da competente equipe da estatal diz que tiraremos petróleo de lá em 2014, ou melhor, 2020, ou sei lá quando, já que nem eles sabem.

É por essas e outras que o papel não vai para cima de maneira alguma. Para subir vão ter de aumentar o preço da gasolina, ai sim.



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