***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 16 de setembro de 2012

Teremos o nosso sabão



http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1154126-preco-de-imovel-e-irrealista-e-insustentavel-diz-estudo.shtml





16/09/2012 - 04h20

Preço de imóvel é irrealista e insustentável, diz estudo.


Estudo conduzido por dois pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta "possibilidade concreta de existência de uma bolha no mercado de imóveis no Brasil", que pode estourar com a possível elevação futura dos juros.
Ou, em outras palavras, que a disparada dos preços de casas, terrenos e apartamentos nos últimos anos está resultando em valores irrealistas, incompatíveis com os movimentos de oferta e procura do mercado -e, portanto, insustentáveis.
Assinado pelos economistas Mário Jorge Mendonça e Adolfo Sachsida, o trabalho alimenta com novos argumentos a controvérsia instalada entre estudiosos, compradores e vendedores.
Os autores calculam que os preços tiveram alta de 165% na cidade do Rio de Janeiro e de 132% em São Paulo entre janeiro de 2008 e fevereiro deste ano, contra uma inflação de 25% no período.
Com intervalos de tempo menores, em razão da indisponibilidade de dados mais antigos, também se constataram aumentos bem superiores à inflação em capitais como Recife, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

 Leia a Reportagem na folha, link acima.

Um comentário:

  1. Quem hoje tem 100, 150 mil sobrando pra pagar uma "kitnet"? Quando não é mais. Abram os jornais e verão a inadimplencia crescendo. Com um salario médio de 1200 reais tirando alimentos, agua luz e um dos impostos mais caros do planeta), ainda puxado pra cima pois o país tem uma das piores distribuições de renda do mundo, ainda querem cobrar 300 mil em uma casinha de zona norte, aham. E falam que os preços dos imoveis estavam estagnados. O que estagnou foi o salário do trabalhador que mal acompanhou a inflação.

    ResponderExcluir