***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Onde a guerra contra a inflação do século XXI começou.




Nos dias de hoje não se pode deixar de saber o que aconteceu na crise do subprime nos EUA. Foi uma bolha imobiliária tão enorme que, quando estourou, causou um movimento totalmente inusitado na economia mundial.

O FED, banco central americano, resolveu monetizar parte da dívida criada e não paga pelo público. Esse movimento de política monetária expansiva teve um efeito colateral que poucos ainda perceberam, a inflação.

O alto preço dos imóveis que se via nos EUA, não acontecia em outros países de forma generalizada. Alguns, como o Brasil, achavam que a alta do preço dos imóveis estava acontecendo por causa do aumento da oferta dos imóveis, conseqüência de uma demanda ainda maior pelos mesmos. Era o progresso.

A dívida contraída do subprime não foi paga e os débitos foram transferidos para o Estado. As dívidas soberanas saíram do controle e foi preciso imprimir mais dinheiro para salvar os bancos e os Estados socialistas, principalmente na Europa.

De repente os preços dos imóveis começaram a subir na Espanha, França, Itália, China.

Na Espanha a bolha imobiliária estourou junto com a economia e os preços então desabaram, causando dor extrema na população. 

A confusão é enorme na Europa e os efeitos da expansão monetária mostram-se diferentes em cada país. 

Na Alemanha, por exemplo, onde as coisas estavam calmas, o preço dos imóveis começou a subir rapidamente. O movimento foi imediatamente notado nas estatísticas do país, tão certinhas e eficientes. Notou-se também uma contaminação geral no índice de preços ao consumidor.

A Alemanha mandou imediatamente um aviso ao público. Disse que irá aumentar as taxas de juros para conter tal efeito inflacionário caso ele persista. Isso é inaceitável para o povo e os governantes alemães e é ali que a guerra contra o monstro da inflação começou.

No resto do mundo não se vê ninguém lutando de verdade contra a inflação. Os governos querem mais é receber o ganho inflacionário, e por isso deixam a inflação em patamares mais altos. estão brincando com fogo



Ainda bem que tem alguém entendendo o que está acontecendo, não é? vamos aos próximos capítulos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário