***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Há uma nova (velha) discussão no mercado.


A questão é:

Frente à crise européia é necessário mais dinheiro, ou seja, políticas econômicas expansionistas, ou é preciso contrair as economias apertando o cinto para poder pagar as dívidas?


O lado expansionista levará os preços para a inflação e mais crise e não é garantia de retomada econômica. O lado contracionista leva as economias à recessão.

Nessa semana, e na próxima, haverá diversas reuniões da cúpula dos dirigentes europeus para tentar resolver a questão da Espanha e do resto da Europa.

Ninguém no mercado aposta que os dirigentes irão produzir uma depressão econômica por livre vontade. Portanto, mais dinheiro virá.


A Espanha já está em depressão econômica. Mais de 26% da população está sem emprego. Mais de 50% dos jovens estão sem empregos. O governo recentemente anunciou seu orçamento e as notícias para a população não foram boas. A Espanha optou pela contração econômica. 

Quer dizer que para os que têm a visão socialista, a Espanha está cometendo suicídio.

É uma discussão burra, para dizer o mínimo. Quem tem o dinheiro não irá emprestar para a Espanha. Desta forma só há como alternativa o BCE e mais impressão de dinheiro. 

O socialismo já não dá mais as cartas na Espanha e o país está deteriorando cada vez mais rapidamente.

Ocorre que a Espanha é grande demais e tem dívidas demais para ser salva via impressão monetária, ou seja, monetizar a dívida espanhola é suicídio coletivo na Europa.

A propósito, enquanto escrevia isso recebi um comentário e um vídeo anexo que fala da mesma situação na França.

Vejam.






 Como se viu a situação na Europa está no ponto de fervura e movimentos populares estão iniciando a bagunça de que venho falando aconteceria há mais de cinco anos aqui no Blog.

Qualquer dos lados que vença a questão não irá resolver o problema.

Uma mudança sistêmica é necessária e, como eu disse antes... Vai doer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário