***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Boataria.


Ontem estava por todo o Brasil a boataria funcionando.

Fiquei sabendo, logo cedo, que o PIB da China viria bom. Até recebi um e-mail de um amigo que estava na Colômbia me avisando sobre o assunto.

Mandou-me inclusive um gráfico para me avisar do tal canal de alta na Bovespa.
Esse



Trágico. Digo sempre a meus alunos e amigos que: Canal é coisa de dentista.

Em primeiro lugar o gráfico da Bovespa é um gráfico de índice. Não serve para tomar decisões sobre todos os papéis que compõe esse índice, que no mais é uma média de todos os papéis da composição.

Em segundo lugar, por ser índice não é preço, portanto não funcionam quaisquer outros indicadores de preços de análise técnica.

O que está todo mundo tentando adivinhar é o repique que, depois de tamanha queda, deve estar por acontecer, não é? 

O fato é que a Bovespa está caindo de um penhasco, isso sim. Só não vê isso no gráfico quem é cego, ou crédulo, e até parece que a linha que o grafista plotou no gráfico vai fazer a queda terminar.

Se não se lembra do que aconteceu em 2008, é bom olhar para aquele gráfico.




Quando o mercado percebeu que a queda estava acontecendo sem repique... Estávamos todos pobres. Repare que o mercado estava antes num canal de alta. Imenso.

Tão imenso quanto à própria queda. Posto isso reafirmo, análise técnica só serve para analisar gráfico. Para operar o mercado é preciso estar andando junto com as notícias, e quando digo junto, é junto mesmo, e não com boatos antecipadores de boas notícias.

O que aconteceu com o tal boato?

O PIB da China esperado era de 8,5%. No trimestre anterior ele estava a 8,9% e já há 10 meses caindo sem parar. Apareceu um PIB de 8,1%, isto é, 0,8% menor.

Em termos chineses, um desastre. Até a inércia, que empurrava o índice, está perdendo sua força.

E vocês sabem por que o mercado subiu ontem? Fora o boato é claro, que não teve nada a ver com o fato.

Subiu porque as notícias veiculadas nos EUA foram horríveis, para dizer o mínimo.

Desemprego em alta e inflação em alta.

Logo o mercado especulou que o FED deverá imprimir mais dinheiro. Não pensou por um momento que com a inflação em alta o FED vai acabar de vez com a política monetária em andamento, isto é com os QEs e taxas de juros baixas. Agora é preciso controlar inflação. a politica de frouxa vai se tornar restritiva...Na marra.

Há um banquinho no mundo em palpos de aranha. Quem acompanha as notícias na TV Bloomberg está careca de saber que o Banco JP Morgan está sendo considerado como “uma baleia na praia”. Isso não é boato, é fato.

Grande demais para ser salvo, grande demais para fazer hedge de suas posições e politicamente insustentável.

Às vésperas do lançamento de seus balanços ao mercado os bancos americanos estão em queda hoje. Alguma razão deve ter para isso acontecer, não é? não há boatos para se vender posições, não é?

Ah, mais uma coisinha só. O JP Morgan disse hoje, através de um executivo do banco, que o LTRO Europeu (6 trilhões de euros) não foi suficiente. O banco diz ter 2 trilhões de euros em caixa, e quer mais?

Esse papo em cima do banco deve ser uma tempestade em copo de água, mas o mercado não quer saber... Seguro morreu de velho.

Época de boatos não é época de tendência de alta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário