***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A única maneira das bolsas subirem. Nem tudo é má notícia


Nos dias de hoje o glamour das bolsas já não existe. Não há mais a emoção do jogo, do investir seu dinheiro e esperar que a empresa que você comprou ganhe dinheiro, pague seus dividendos, e outras pessoas queiram fazer a mesma aposta que você, aumentando o valor das ações.

Isso acabou. Hoje em dia as bolsas só sobem se algum politico emite mais dinheiro para pagar as dívidas dos Estados com o mercado.

Eventualmente, como já dito e redito aqui no blog, os balanços dos Bancos Centrais vão mostrar que o tamanho da dívida que carregam não pode mais ser pago com a moeda corrente daquele governo. Dai em diante não se sabe bem o que já está planejado para resolver a questão, se é que há algum plano 
para esse tipo de contingência.

O fato concreto é que nenhum governo atualmente está querendo poupar para o futuro, com duas exceções, Grécia e Espanha, que na verdade também não querem poupar, mas como ninguém vai emprestar aos dois, ambos não tem nenhuma outra opção a não ser não gastar. Ambos estão no que se chama de depressão econômica.

Em breve veremos outros países dando o calote nas suas dívidas, ou uma hiperinflação mundial acontecendo caso o desenrolar dos eventos continue nesse caminho, o de emitir dinheiro para pagar as dívidas com os bancos e pessoas.

Pode-se prever isso, pois as pessoas no planeta precisam comer, vestir, se aquecer e o mercado não vai simplesmente parar de funcionar. O que vamos ver é a repetição da historia já acontecida todas as vezes que algum império, ou país aumentou rapidamente a moeda em circulação. Temos exemplos suficientes, desde o império romano, para sustentar essa afirmação.

Tudo isso está acontecendo porque os políticos precisam preservar o poder e não deixar a população ver que se criou uma recessão para curar o mercado, as dívidas, e  a economia, como muitas outras vezes aconteceu.

Temos de confiar nos políticos? Não podemos contestar suas decisões? Onde está o povo que reclamava, fazia greve contra os liberais? Seus políticos agora, os socialistas liberais, liberaram geral, ninguém mais reclama. Veja o caso da Espanha, ninguém reclama porque têm consciência da escolha que fizeram no voto e afinal os governos estão emitindo moeda.

Neste exato momento os países estão tentando desesperadamente defender suas moedas. É uma guerra ainda entre os bancos centrais. No momento em que essa guerra atingir as pessoas, e a confiança no papel moeda, seja de que país for, vamos ver o circo pegando fogo.

No entanto, para acabar com esse perigo, basta que os bancos centrais logrem, com a sua politica monetária atual, o crescimento econômico forte por alguns anos. Temos vários indicadores de que isso está por acontecer. Afinal nem tudo são más notícias. Vamos ver quais são:

O número de Bancos com problemas financeiros nos EUA caíu para apenas 845 instituições.



Preço da gasolina caindo nos EUA.




Preço dos imóveis subindo novamente nos EUA, mostrando aquecimento desse mercado básico para o crescimento econômico.




O gráfico de permissões para iniciar construções nos EUA está crescendo.


Vendas de imóveis já construídos em ascensão.

Vendas ao varejo crescendo.



Como a economia dos EUA é mesmo quem vai carregar o resto do mundo, vamos torcer por eles e por nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário