***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 22 de dezembro de 2012

Petrobrás e a teoria dos contrários.



O Brasil do PT foi o melhor tempo que o Brasil já teve em termos de consumo. Consumimos tudo. Queremos mais.

Em São Paulo já não se pode andar de automóvel no horário de pico, em qualquer dia da semana. O povo da cidade paulista realmente consome carros como nunca. O país cresceu a taxas muito boas com a taxa de consumo patrocinada pelo governo petista. Sobrou dinheiro para todo mundo. Foi uma Festa e tanto.

O crédito para qualquer coisa não parou de crescer por todos esses anos e fomos soprados pelos ventos da politica monetária global. O Brasil logrou recolher quase 400 bilhões de dólares de reservas internacionais.

Em algum momento vamos ter de pagar a nossa conta. Alguns, como a Petrobrás, já estão começando a pagar.

O governo petista faz politica econômica com Petrobrás, todo mundo sabe disso. Com isso, desobedece a lei da oferta e procura, causando desequilíbrios financeiros na empresa. Fora os roubos que a malandragem engendra diariamente dentro da empresa, e ela nos diz insistentemente que o petróleo é nosso e que o Brasil é autossuficiente em petróleo. O povo realmente acredita nisso.

Podemos ser autossuficientes na conta de extração de petróleo, mas não na conta da gasolina. Como nosso petróleo é do tipo RUIM, temos de importar o do tipo bom para poder refinar a gasolina gasta pelos brasileiros. Esse fato causou um desequilíbrio esse ano na conta de comércio internacional da Petrobrás da ordem de U$ 9,8 bilhões até o mês de novembro.


Clique na imagem para ver no formato original.

A intervenção na empresa está causando o efeito contrário ao esperado, isto é, a Petrobrás está pagando a conta politica do governo, que a usa ganhar votos à base da permissão de consumo dada ao povo.
Para o ano que vem 2013, a conta esperada, se nada for feito, é de um déficit de U$ 18 bilhões nas contas da empresa, fora os desmandos.



Isto posto, temos duas hipóteses: a primeira delas é um aumento no preço dos derivados de petróleo. O Objetivo desta elevação de preços, imprescindível para a empresa, não é só  para recuperar as finanças, mas tentar também baixar rapidamente o consumo interno.

Este ano já tivemos aumentos da gasolina, aumentos que foram compensados no preço da bomba com a diminuição de impostos embutidos no preço que pagávamos. O próximo aumento já anunciado será do tipo inesperado. Nossa gasolina vai custar pelo menos R$ 3,00 na bomba.

Isso vai ser uma bomba na Bovespa e no preço da petr3 e petr4.

Portanto meus amigos que investem e se financiam no papel, fiquem de olhos porque não vai poder usar das opções para se financiar no início do ano. O preço da petr4 vai subir muito no anúncio do aumento da gasolina porque terá de ser uma porrada no preço que a população paga na bomba, ou a Petrobrás continuará no prejuízo.

Por outro lado teremos a queda brusca no consumo da gasolina e aumento brusco no preço do álcool e seu consumo também. A tal classe média que o governo Lulla criou vai ser defenestrada e jogada de volta à sua realidade, um bando de pobres que perceberão que a festa para eles acabou e que a inflação está de volta.

Quanto ao resto dos brasileiros que não pertencem às classes médias e acima, podem tirar o cavalinho da chuva, vocês vão ter pagar no quilo do pãozinho muito mais do que 15,00 em breve. se essa hipótese se confirmar.


A segunda hipótese é o governo manter a empresa como ferramenta de politica econômica.

Vai ser uma argentinização da empresa. Nesse caso você que tem as ações da empresa na carteira, vai ter de se defender apropriadamente na defesa de seu capital.

Tal uso politico da empresa vem sendo feito sistematicamente pelos políticos no governo do país desde... SEMPRE.

Você então tem de decidir, quando acontecer, se os políticos vão tentar ganhar dinheiro, ou se eles vão dar o jeitinho de sempre para continuar gastando. Vale uma aposta?

Mas não se preocupem, está tudo sob controle, nossa festa vai continuar para sempre.















Um comentário:

  1. Nathal, meu caro, ainda bem que você continua o mesmo, com sua visão astuta e perspicaz da economia, da política, de tudo, do mundo! E um invejável poder de análise e de crítica.

    Parabéns pelas suas profundas mensagens e votos de ótimo ano novo.

    Quanto à Petro há muito mais o que falar, alertar, criticar, e você sabe muito bem disso.

    Por isso, me permita sugerir-lhe que dê sua opinião sobre os reflexos do misterioso CCO - contrato de cessão onerosa através do qual o governo "vendeu" pra Petro 5 bilhões de barrís de petróleo pelo "comodo e vantajoso" preço praticado no mercado internacional, hoje por volta do US$ 100,00.

    Esse negócio foi bom pra quem, pra Petro ou pro Governo?

    Depois que o governo decretou em 2010 que os benefícios das jazidas petrolíferas deve beneficiar o povo e não os acionistas da Petrobrás, socializando a riqueza do pré-sal mesmo antes de sua extração; depois que criou o Fundo Social para aplicar em projetos socialistas a receita do pré-sal; depois que substituiu o regime de concessão de áreas para exploração do petróleo pelo regime de partilha será que ainda haverá esperança de que a Petrobrás volte a lucrar como dantes?

    Creio que não, até porque se aliam perversamente às dificuldades acima citadas as relativas ao aumento do custo da extração, muito maior no mar do que em terra, as relativas aos enormes riscos de um acidente ecologico provocado por vazamento, as relativas aos ralos políticos para atender à clientela ptlhada, etc etc.

    Um grande abraço do mico, colega forense do projeca.

    ResponderExcluir