***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 8 de dezembro de 2012

Os dados, a mídia e a verdade da vida.




Os EUA estão, desde junho de 2012, em uma recessão.  A mídia não divulga esse fato. Mostra apenas que o mercado espera um acordo sobre o Fiscal Cliff. As bolsas não caem. Uma recessão nos EUA deve ter vida curta, pensa a elite da mídia.



Aliás, nem admitem que estejam em recessão e que esse fato está contribuindo para arrastar o resto do mundo para um desaquecimento econômico de longo prazo.

Esses fatos vão contribuir para que os Estados mantenham a taxa de juros a zero por mais tempo ainda. Os rentistas, finalmente, estão sendo atacados e vão ter de colocar suas economias para trabalhar, ou vão perder além da renda mensal, valor no capital acumulado via inflação.

Assim sendo as coisas, em curto prazo, não estão ruins para as empresas. Vão vender menos, mas vão continuar a vender.

Como todos os seres humanos têm de comer para continuarem vivos, os preços das commodities ligadas à energia e comida vão ser as preferidas do mercado.

O paradigma no preço das commodities alimentícias está mudando. Preço é para cima e está estabelecida uma tendência de alta a despeito da recessão.




Essa é a primeira mudança no sistema econômico mundial que já é visível graficamente e perceptível na vida das pessoas.

Os pobres do mundo vão, como sempre, começar a sentir os efeitos do aumento de preços em primeiro lugar.Como essa gente não sente dor no bolso porque lá não tem nada para causar dores, a dor vai atingir o estomago logo de entrada.

É um problema insolúvel.


Se tem interesse na matéria, veja essa apresentação:










 Como essa gente não sente dor no bolso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário