***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A aposta temerária do mercado.


Os compradores de ações estão tendo um comportamento que pode levá-los ao empobrecimento geral nos EUA. Na verdade por lá há dois grupos de apostadores.

O argumento do primeiro grupo, a maioria, é:

Esqueça a Europa, esqueça que os bancos europeus estão prestes a quebrar, e os países também, esqueçam dados econômicos nos EUA, não se preocupem que os lucros das empresas estão caindo, esqueçam, não há nada acontecendo na China. Nada disso importa, o que importa é que o FED vai nos salvar quando a hora chegar.

A aposta que eles fazem é na inflação.

Eles apostam que o FED se verá obrigado a inflacionar o mundo imprimindo todo o dinheiro que eles querem, e que, a única coisa que sobrará são as empresas e suas ações para servirem de base de troca na nova moeda que certamente virá.

O outro grupo não vê a monetização com bons olhos. Eles sabem que a inflação é um desastre de longa duração e de difícil controle na economia, ainda mais numa de dinamismo altíssimo como a americana, que dirá da economia global. Preferem que a economia entre nos eixos com uma recessão e que a dívida entre no controle novamente.

O fato é que nenhum dos dois modos de correção irá colocar a festa em andamento no curto prazo novamente. 

 A festa, se voltar a acontecer, demorará alguns anos. Se o primeiro grupo ganhar, teremos uma festa de aniversário nos próximos meses, e depois um enterro global. Se o segundo grupo vencer, o enterro será imediato e a festa será exuberante depois da tempestade, pelo menos a historia nos conta isso. Sempre houve uma boa recuperação depois de uma recessão.

Mas há um problema. Na historia da humanidade nunca houve um quadro recessivo destas proporções. A crise de 1929 foi enorme, porém se guardadas as proporções,  a crise que se avizinha é como comparar a lua (1929) com o sol (2013).

Há outro grupo de pensadores, os pessimistas, correm por fora sem mostrar de fato sua intenção. Eles acham que não vai dar para arrumar a situação, e querem uma nova ordem mundial, um sistema totalitário global, um novo governo ditatorial que diga o que as pessoas podem ou não podem fazer. Esse grupo quer nos tornar todos verdes, são os que se dizem progressistas.

Veremos se alguém vence a batalha e rezemos para o caos não se estabelecer.

Uma coisa porém é certa, vamos ter de pagar a conta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário