***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nei. Sua questão.

Respondendo o seu comentário no artigo anterior sobre o QE3.



É preciso de um tratado para se falar disso. É um problema complexo de macroeconomia, inventado e defendido em tese pelo presidente do Fed, Ben Bernanke.

Sua tese defendia que se na depressão de 1930 o Fed tivesse imprimido dinheiro e jogado de helicóptero o mundo não entraria em recessão, ou depressão, e ainda dizia que a inflação poderia ser enfrentada depois, como outro problema.
Deflação é o que coloca medo nos bancos, e inflação coloca medo em nós, população, enquanto a economia funciona.

Posto isso, o Fed fez os dois QE e como não resolveu o problema,isto é, dinheiro fiduciário demais no mundo, ou seja, o crédito dado alcança um montante impagável. Já li, ano passado, em algum site de economia na internet que essa cifra atinge U$ 600 trilhões.

Assim sendo a crise se dá porque os bancos emprestaram tanta grana para os Estados perdulários, que estes se acostumaram a rolar as dívidas, enquanto criavam déficits durante os últimos 70 anos.

O que se observa desde a crise, ou melhor, desde a constatação de que a dívida, nos ternos monetários de hoje, é impagável, é que o mundo espera pela desvalorização da dívida, ou seja, os governos estão tentando inflacionar as moedas para consertar o problema. É por isso que todos acreditam que vai haver, a qualquer momento, um novo QE.

Quanto mais dinheiro em circulação, mais inflação e o imposto embutido no processo, que foi motivo de um artigo meu no blog.

Já se disse tudo sobre a crise, só não se imprimiu dinheiro suficiente para causar uma inflação rápida. Aliás, é assim que os governos planejam fazer. Sem alardes, devagar e sempre. Por isso é que se está ganhando tempo.

Eu sei disso, os bancos sabem disso, e os governos sabem também. Só as sardinhas é que não sabem.

É isso também um dos motivos das bolsas não terem desabado ainda. Com inflação apostar em ações ligadas às commodities é o único refugio possível, se, é claro, a empresa não quebrar antes. Se estiver endividada é quase certo que quebre ou não distribua lucros por alguns anos.

Mas o fato é que a tese do Ben Bernanke foi feita em outro mundo, um que já não existe mais. Como não existe aquele mundo, o de hoje já não respeita as regras econômicas do passado para uma população de 2 ou 3 bilhões de habitantes. Hoje em dia o buraco é mais embaixo. Já viu a carestia chegando?

Vá comprar um kilo de peixe e você vai ver o que é bom para a tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário