***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Para onde a Europa se dirige.




Eu não sou vidente, sei que o futuro a Deus pertence. Aprendi ao longo dos anos de trades a nunca fazer previsões porque a contingencia não permite, as coisas mudam de uma hora para outra e assim é a vida.

Mas o que já está posto como futuro, o que foi plantado, tem de ser colhido.
Tudo começou na Grécia, um país que socialmente dividia seu dinheiro. Primeiro para os políticos e seus abastados cupinchas, depois, para o povo não reclamar com a roubalheira, o governo distribui esmolas, bolsas famílias, bolsas defuntos vitalícias e coisas do gênero, que nós brasileiros temos total consciência também, já que fazemos parte do que está no saco.

Esse país, a Grécia está em recessão já há três anos e as coisas só vão piorar. É muito provável que ela entre em depressão econômica. O mercado bursátil já perdeu 90% de seu valor desde o inicio da crise. Isso equivale ao que aconteceu nos EUA em 1929. Se olharmos apenas para as bolsas o país já está em depressão econômica.

Provavelmente para sair desse nó econômico, mesmo com a ajuda já obtida, a Grécia deverá fazer mais sacrifícios. Como não pode desvalorizar sua moeda que é o euro, controlado pela união européia, a Grécia se vê obrigada a obedecer a regras.

Isso causará sérias conseqüências econômicas para a população. As políticas econômicas que o governo se vê obrigado a seguir, tanto a monetária, quanto a fiscal pressupõe que a população deve pagar a conta. Já estão pagando, mas é provável que a desobediência civil aconteça.

Não há regras estabelecidas para um país sair do euro. Mas podemos imaginar algumas coisas. Assim que um país deixe o euro o sistema financeiro desse país não existirá no dia seguinte. Todas as contas particulares existentes desaparecerão do dia para a noite. Isso requer nacionalização do sistema financeiro e evidentemente o estabelecimento de uma nova moeda.

Imagine você a bagunça que vai ser. Até que se estabeleça uma taxa de câmbio ninguém saberá quanto vale nada, não saberão quanto dinheiro tem nas contas e qual a riqueza do país. Vai ser uma correria. Aliás, já está em andamento a fuga de capitais por parte dos ricos, políticos, e outros abutres espertos.

Uma vez que isso ocorra outros países, como Portugal, Espanha e Irlanda podem seguir o mesmo caminho.

Com a Grécia eu aposto que acontece. Os outros países vão aprender com o processo grego e tentarão evitar no caminho os mesmos tropeços gregos.

Aqui no Brasil quem liga? Ninguém está nem ai. Vem o natal, o ano novo, e o carnaval. Depois falamos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário