***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 6 de março de 2012

O mercado iniciou seu movimento de retração.

                            Click na imagem para aumentá-la.


Agora o medo e o mau-humor irão tomar conta do trade. Isso é um perigo que não se pode ignorar. Mercado caindo e caindo de resistência é sempre um perigo. Não se pode tomar como se fosse apenas uma retração, o movimento pode tornar-se uma tendência. Não se deve tentar se antecipar na compra, ou adivinhar o fundo, é preciso vê-lo.

A mídia tentará mitigar os efeitos da desaceleração Chinesa, que é a notícia evidente que está levando o mercado a cair. Ontem a os jornais da Globo anunciaram o desejo da China em crescer só 7,5% esse ano. Com se esse desejo fosse de possível realização.

O fato é que a China e sua economia estão já sofrendo os efeitos da queda no consumo europeu entre outras ameaças. As vendas por lá estão em queda, a produção também, e a economia global precisa de que a maquina continue crescendo sem parar, de outra forma deverá haver reajustes.

O que tento dizer é que; como se sabe que na China há diversas bolhas econômicas uma delas pode estourar e levar o mercado a fazer um movimento de queda mais forte que o esperado pelos compradores.

A hora é de manter o dinheiro em carteira. Pronto para comprar os papéis baratos.
Vamos ver onde o mercado mostrará fundo. Se tiver de operar, opere na venda, isto é, qualquer repique no intraday, venda.

Hoje não há nenhum dado econômico para ser apresentado ao mercado, por isso qualquer repique de alta será considerado falso.

Na Bovespa o fibo mostra o seguinte:


                            Click na imagem para aumentá-la.


A expansão de 38% é simétrica ao preço da resistência e o mercado deve achar grandes dificuldades em passar desse preço. Vamos olhar de perto para os candles e ver se há padrões de quedas.

                             Click na imagem para aumentá-la.

O que se vê é um marubozu de alta no topo, forte indício de retração e seguido de um candle harami. Hoje se espera a confirmação da queda para certificar a retração. Qualquer rompimento de fundo nos candles mostraria fraqueza do mercado. E como lá fora as bolsas já abriram em gap de queda, a Bovespa não terá destino diferente.


                                   


Um comentário:

  1. Sempre leio seu blog, que é um dos melhores sobre economia e mercado financeiro.
    Estive pensando sobre a questão imobiliária no Brasil. Você acha que temos um risco de estarmos vivendo uma bolha imobiliária? (ex: preço dos imóveis em BSB e no Rio estão extorsivos e descolados da massa salarial).
    Fica aqui uma sugestão para um futuro artigo.
    Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir