***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 23 de março de 2012

O mercado sobe apenas para se defender da inflação.


O gráfico abaixo mostra o comportamento, posto lado a lado, do preço das ações do SP500 com o preço da gasolina nos EUA.


O que estamos assistindo é o mercado inflando o preço das ações, em busca de hedge para manter o poder aquisitivo dos investidores no mercado.

Temos de entender que nem todos os americanos compram ações para defender seu capital. A maioria da população não faz isso e sofre com o preço em alta do combustível que os carrega para o trabalho, aquece suas casas, eletrifica seus chuveiros etc.

Parece ser bom para o mercado em alta o preço da gasolina em alta também. Mas há limites. Se a renda do indivíduo não subir junto quem não aplica em bolsa vai estar com problemas em algum momento da curva. Se a renda subir junto a inflação cavalgará mais rapidamente e os índices de inflação desencadearão políticas monetárias inversas à de hoje, isto é, de aperto monetário.

 O truque é montar uma acumulação nos dois preços. Pelo ângulo de subida desses dois componentes de riqueza antagônicos, um dos dois vencerá a batalha. Para o perdedor a queda no abismo é liquida e certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário