***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Eu venho falando disso há anos.



Assisti a muita gente perdendo dinheiro ou tomando a chave temporal do mercado, esperar os preços voltarem ao que eram.

O assunto é aço.



O preço do minério de ferro foi aumentado de maneira completamente fora da realidade quando os números do crescimento Chinês eram bons. Um dos beneficiários; O Brasil.

Mas na outra ponta, a ponta da indústria do aço, isso (o aumento do minério de ferro) foi um desastre.

Era de se esperar que a indústria do aço fosse prejudicada nas margens de lucro. Sendo obrigada a passar de um custo de aquisição do mineiro da ordem de U$ 30,00 a tonelada, para mais de U$ 100,00 de um dia para o outro, a situação econômica iria sem duvida se deteriorar.

 O problema era saber até que ponto, e em quanto tempo, a situação iria perdurar até que o ajuste dos preços e margens acontecesse.

Minha opinião era, e continua sendo, de que muitas indústrias gigantes vão ter de sair do jogo.

Mas não sou eu falando, são os fatos. Veja.

Agence France Presse.

China Steel Industry Profits Plunged By More Than 98 Percent In 2012.


A razão disso é a supercapacidade de produção chinesa.

Veja o que a notícia nos mostra:
Industry officials say Chinese steel producers failed to heed the signals as growth faltered and did not immediately address overcapacity, continuing to pump out steel which caused a major excess of supply and falling prices.
"In 2012, under the influence of the global economic slowdown, China's economic growth declined, some industries' steel use had negative growth, market demand shrank and steel prices fell sharply," the association said.
"The steel industry experienced a phase of serious difficulties."


Funcionários da indústria de aço Chinesa dizem que a indústria falhou em captar os sinais de desaquecimento econômico e continuou com a produção plena, o que causou um aumento da oferta e consequente queda nos preços.

Em 2012, debaixo da influencia do desaquecimento da economia global, a economia chinesa desaqueceu, algumas indústrias de aço chinesas já tinha crescimento negativo (boa essa, não é? Como se cresce para baixo? A frase deveria ser; se afunda) a demanda encolheu e o preço do aço desabou.


O que se depreende dessa situação é que a indústria chinesa não vai parar de fabricar, afinal são todas empresas estatais, e a economia global vai empurrar essa produção para o resto do mundo  BEM BARATINHO MESMO.


Talvez a Dilma resolva estatizar o prejuízo tomando todas as indústrias de volta.

Um comentário:

  1. E a singularidade da Petrobras: Quanto mais vende, mais prejuízo. O socialismo é lindo no papel.

    ResponderExcluir