***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A guerra não declarada.




Hoje a Alemanha aceitou a compra com dinheiro impresso dos países europeus.

A brincadeira por lá é a seguinte:

Ninguém no mundo quer dar dinheiro para a Espanha, Portugal, Itália ou Grécia a taxas abaixo de 7% ao ano, e mesmo assim com tremenda relutância.

Sendo assim os países do euro fazem de conta que podem comprar as dívidas uns dos outros. Então imprimem dinheiro e jogam as taxas de juros desses empréstimos lá embaixo.

 Toda essa encenação mostra ao mercado que o problema da dívida está resolvido. Boa coisa para quem ficou de fora desses papéis. Já que alguém tem de pagar a conta e esse alguém é a própria coletividade, o mercado vai apenas sentar e assistir  quanto tempo leva para que a situação de confiança no euro se acabe.



Esse gráfico mostra a desvalorização do euro frente ao dólar.

 Ou seja, a reação do mercado é vender a moeda aumentando assim a relação de preço em relação ao dólar. É o mesmo que dizer aqui que a bolsa caiu e o dólar subiu. Bom para os exportadores europeus.

Todo mundo vendendo euro e comprando o que?


Dolár




O contrário acontece com o dólar, que se valoriza em relação ao euro e destrói a capacidade de lucros das exportações americanas.

E a guerra continua.

 Amanha o FED vai compensar essas perdas anunciando uma maciça impressão monetária para que o dólar se desvalorize em relação ao euro, e assim vamos
.
Enquanto isso a reação do mercado em relação às commodities, ações, ouro, prata, e todo o resto do que o mercado passa a ter como moeda tangível, isto é, as commodities em geral , sobem.




Cobre

 Essa era a teoria econômica do século passado, hoje tudo mudou.



 Mesmo com o mercado atuando contra aqueles antigos conceitos, é difícil se acreditar que a lei da oferta e procura foi simplesmente eliminada e trocada por um novo conceito econômico que ainda está mal explicado.

Cada um com seus problemas, diria o mineirinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário