***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reprise.






Bem meus amigos, aguardemos a alta dos juros agora.

É fácil fazer essa previsão, sem medo de errar.

Como os governos querem manter as taxas de juros bem baixas, para que o consumo sustente o crescimento econômico, o que vão conseguir é apenas inflação e, por conseguinte vão ter de aumentar repentinamente as taxas de juros na economia.

Imaginem agora o que os homens de mercado, os imediatistas estão pensando? Todos eles.

Pensam assim:  “com o dinheiro do FED sendo jogado no mercado e criando inflação nós temos de comprar tudo o que pudermos em commodities, e bens tangíveis”

Esse comportamento de manada vai impulsionar por algum tempo os preços para cima, evidentemente. É o mercado inteiro comprando, não é?

No entanto, essas compras vão tornar os produtos mais caros, e os governos, que contam com a capacidade ociosa da produção para que se vendam produtos em quantidade, de forma tal que a economia retome o crescimento e os preços se equilibrem.

A química parece certa, porém o desbalanceamento das capacidades de produção nos diversos países, e as taxas de câmbio entre moedas, vão colocar tudo a perder.

A inflação, quando aparece, precisa de um dos dois remédios abaixo:

1.       Ou uma diminuição da quantidade de moeda no mercado, quer dizer, aumento de taxas de juros, ou aperto da politica monetária, justamente o contrário do que o governo está fazendo agora.

2.       Ou aumento da produtividade nas economias.

Sendo assim, como ninguém tem qualquer dúvida quanto ao aumento da inflação, esperem, em poucos meses, um aumento considerável das taxas de juros na economia, principalmente na brasileira. Por aqui a produtividade é petista, portanto...

A necessidade da captação de dinheiro para poder manter as mamatas do governo funcionando, o que os burocratas chamam de “investimento” precisa continuar, afinal é o motor de nossa economia. Se quisermos crescer, isso não vai mudar.

Posto isso meus amigos, esperem a bolsa subir e quando a economia retomar o crescimento, com a inflação galopando, o terror colocado no bolso do trabalhador, greves para todo o lado, algum capitalista levado ao ministério da economia ,vai consertar tudo de novo.

Já vi essa novela, podem acreditar.

Um comentário:

  1. Dessa vez não será o cara da Gávea Investimentos... kkkkk.

    Rafael Varaschin.

    ResponderExcluir