***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Final de novela









Hoje vamos ver o FED dar mais um pisão no acelerador da impressão monetária.

A razão disso é sabida. A economia americana vem construindo empregos a uma taxa alarmantemente baixa. 96000 em pregos por mês no total, mas se olhar mais de perto verá que mais de 110.000 empregos no setor imobiliário foram perdidos, mesmo com um leve crescimento no número de imóveis vendidos.

Dizem ser esse o fundo do poço e que pior não pode ficar. No entanto vem o FED anunciar mais um estímulo fiscal. Para que, já que estamos no fundo do poço e, segundo a mídia, a economia está voltando a crescer?

O mercado, levado pela mídia inteira está em negação. Afirmam peremptoriamente que a recessão em que já estamos dentro não existe, ou que o FED tem o poder absoluto de remover o mal com impressão monetária como remédio.

Os dados na Europa são ainda piores na economia. A Espanha está em uma depressão econômica já há 2 anos, pelo menos. Os dados econômicos da Italia, França, Inglaterra e outros países estão se deteriorando rapidamente. O mercado olha para a economia alemã e a mídia nega que aquela economia receberá qualquer tipo de ameaça.

 Ora, como é que a Alemanha vai exportar seus produtos e manter o passado funcionando com o resto da Europa em frangalhos? É ridículo ver a mídia negando que a recessão vá alcançar a Alemanha.

Na Ásia o que vemos é o Japão às voltas com seu problema radioativo somado a uma recessão um pouco mais forte do que a esperada, e as vendas de automóveis caindo em suas exportações.

A China, nem é bom falar. Os dados são escondidos, mas a situação é mais séria do que parece.

Imprimir dinheiro não resolve nenhum problema estrutural sobre a doença de que sofre o mercado. Certamente a China deve saber resolver seus problemas econômicos, mandou imprimir mais um trilhão de yuan. Por lá eles devem derrubar tudo o que construíram e começar tudo de novo, está é a esperança da Vale do Rio Doce pelo menos.

Mas não iremos escapar dessa maciça impressão monetária. Ela é necessária para que se compre e se role as dívidas dos países. Um rola a dívida do outro e assim ficaremos todos bem  por mais um tempo, ou melhor, ficaremos bem até que o mercado comece a desconfiar que nada foi pago, apenas empurramos o problema para frente.

É a velha saída de pagar uma conta criando outra. Não vai dar certo mesmo, nunca deu. Ou arrumamos uma maneira de pagar a conta ou vamos mergulhar nos problemas.

Certamente Deus e o FED farão um milagre hoje depois das 13:30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário