***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A vaca está caminhando célere para o Brejo. Analise gráfica.




Eu tenho dito por aqui que o mundo iria entrar em um processo econômico de recessão há algum tempo já.

Os fatos econômicos mostram, sem nenhuma sombra de dúvida, para onde a economia global estava se dirigindo. Ninguém cria riqueza e crescimento fazendo dívidas, ao contrário, tudo o que se pode arranjar com uma carteira de contas a pagar recheada é a mais pura e simples falência.

Apenas que a falência de Estados demora mais a acontecer, mas acontece, e acontecerá também dessa vez, O mercado já está vendo isso e sinaliza os problemas nos mercados de ações e moedas. Os gráficos nos mostram isso.

Mostrei aqui, uma ou duas vezes, que os problemas nos bancos Chineses eram enormes e que a bruxa estava solta por lá há muito tempo. Mesmo com a direção comunista no país, o que posterga os problemas para o futuro, a China tem a propriedade que todos nós conhecemos; tudo por lá é grande, exagerado, inclusive os problemas econômicos.

Não há, no mundo econômico, quem viva em um sistema de dinheiro fiduciário e não tenha problemas, mas a China, do mesmo jeito que viu a bonança ser maravilhosa, verá a crise ser cruel.

Olhe o que está acontecendo com os mercados por lá:




Qualquer pessoa pode ver um gráfico com esse tipo de figura e saber que alguma coisa está errada, mesmo que o governo diga o contrário para a população.

Reparem que antes da queda, como sempre acontece, o dinheiro esperto trocou de mãos naquela alta sem pivô, depois deu uma acumuladinha e então as coisas começaram a ficar fora do controle. A queda de hoje, o último candle no gráfico, foi de 5,31%. Nada mal para quem diz que está tudo muito bem na economia e que o país irá crescer 8% esse ano. Tudo por lá é grande, inclusive as mentiras contadas para o povo.

Não é diferente do Brasil no que toca a mentiras econômicas. Apenas que nosso mercado não é estúpido e principiante em matéria de crise econômica, aliás, somos um povo escolado em crise econômica. Por aqui a Bovespa já acumula queda de mais de 20% e ninguém ainda sabe como será o dia de hoje.

No gráfico o tamanho do pivô é monstruoso e estou aqui rezando para que o pivô que a crise de 2008 formatou não seja aquele que o mercado escolheu como objetivos para o movimento de queda em andamento.


Temos esse pivô marcado no gráfico semanal do Índice Bovespa Futuro, o que seria um verdadeiro desastre para a Bovespa. Ou o outro, mais suave e que espero o mercado esteja tomando por base.

Clique na Imagem para ver o original


Clique na Imagem para ver o original



No entanto os últimos dados macroeconômicos no Brasil já nos mostram que a nossa vaquinha já está no Brejo, assim como o gráfico que nos mostra a perda incontestável dos suportes. Adicionem-se a isso os fatos políticos que a população promove e temos que tudo pode acontecer com nossos índices econômicos e políticos, inclusive uma queda prematura de governo. Não quero com isso fazer nenhuma previsão, mas apenas mostrar que as probabilidades existem, por isso devemos colocá-las, todas, na pauta da nossa defesa de riqueza acumulada por poupança.



O gráfico abaixo mostra os objetivos naturais de uma expansão de 38,2% nos preços do pivô. Só essa expansão que é a menor possível, já estabelecida, nos mostra o desastre econômico em que estamos metidos. Essa é uma afirmação, e não uma previsão. O preço de 22500 no índice futuro será mudado a cada troca de período, ou seja, a cada rolagem trimestral, mas se não houvesse isso o preço iria bater exatamente nos 22500.

Clique na Imagem para ver o original






Mas temos a boa notícia.
O gráfico seguinte mostra que os objetivos do Fibo já foram alcançados e que nosso governo irá reverter essa situação econômica e política. O Governo vai lograr virar a mesa e tudo vai voltar a ser bom e o Brasil vai crescer mesmo os 4,5% planejados para esse ano. A Copa vai nos trazer um progresso estonteante, e as dívidas serão pagas, já que o dinheiro vai literalmente cair do céu. 

Clique na Imagem para ver o original

Como estão vendo, temos apenas essa semana para tudo isso acontecer.



Nos EUA a vara do mercado nas pessoas está apenas começando. Vai ser muito bom de assistir o ajuste que os EUA farão na economia. Como se acabaram as armas socialistas de conserto econômico, os EUA vão ter de fazer o que se chama em economia de período de austeridade, isto é, vai ter de parara de gastar, trabalhar e ganhar dinheiro para poder gastar. Aquele povo não está mais acostumado com isso.


Clique na Imagem para ver o original

2 comentários:

  1. EUA tem a última arma socialista em andamento. É a reforma imigratória. Mais ou menos 3 milhões de potenciais crediários para compra de imóveis que estão na sombra. É sobre estes novos consumidores que vivem ilegalmente que se espera a sustentação do mercado. Isto é, se o TEA PARTY não jogar areia no cafezinho.
    Ironia do destino, aqueles que tanto os EXTREMISTAS ODEIAM, serão os heróis que salvarão os EUA de uma crise sem precedentes ou ao menos ajudarão num FLAT LANDING.

    ResponderExcluir