***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 25 de junho de 2013

Afaga e bate e faz o cara sentar.


O governo Chinês quer acabar com o que chamamos aqui no Brasil de factorings, ou seja, o sistema bancário que atua à sombra do mercado.

Esse sistema bancário está florescendo na China sobre o sistema bancário estatal, comunista, cujos controles sobre as taxas de juros são evidentes, porém mesmo baratas essas taxas não estão disponíveis para o mercado como um todo, apenas os amigos do rei usufruem dessas benesses.

A tática do governo Chinês foi deixar as taxas interbancárias desse sistema sombrio subirem para 25% ao ano enquanto as taxas de empréstimos ao público foram parar em 13% ao ano.O governo acha que se aumentar a taxas de juros nesse mercado vai colocar o negócio na falência.

Isso é uma coisa assombrosa para o padrões na China.

Mas eu tenho a solução para todos os problemas da China e dos EUA:

Tragam para o Brasil os banqueiros e seus aprendizes para que vejam como é que por aqui os brasileiros convivem com taxas de 13% ao mês e todo o mundo aprenderá a relaxar com a piquinha suave com que convivem no dia a dia da economia global.



Esse é o modelo de cadeira que a China acaba de copiar do Brasil.Não há descanso para os braços.Tornar-se-á recorde de vendas em matéria de cadeira.


Se o governo Chinês pensa que tem qualquer controle sobre mercados negros, pode começar a tirar o cavalo da Chuva, ou aumentar o número de paredões no país.

3 comentários:

  1. Nathal, vc mais uma vez claro e direto como sempre.

    Com a droga (dinheiro) novamente liberada, os pobres viciados voltam a sorrir.

    Abraços, Luiz Salac

    ResponderExcluir
  2. Nathal, voltei a morar no Rio e acompanho diariamente seu blog. Tenho enorme respeito por suas idéias e visões do mercado. E as poucos vou cuidando de minha "horta" fazendo a venda coberta. Acho que estou pegando o "jeito". Um forte abraço! Luiz Salac

    ResponderExcluir