***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Você não sabe, mas há consequências na alta dos juros.


Depois de tanto tempo acostumados a receber taxas de juros zero, ou negativas, se descontarmos a inflação, o povo e o mercado está vendo, de repente essas taxas subindo.



O que isso trás como consequência?

Com o aumento das taxas de juros, os títulos que pagam quase nada para o rentista vão simplesmente despencar em seus valores e imediatamente as taxas de juros vão aumentar proporcionalmente carregando com elas as taxas das hipotecas e empréstimos.



Os contratos hipotecários no Brasil são indexados à taxas de juros + Selic+ Tr +i nflação + igpm. Vai ser um desastre. Banco público vai simplesmente quebrar e o governo vai pagar a conta com o que? Impressão monetária e inflação no bolso dos otários, ou melhor, do povo brasileiro.

Uma vez que o mercado veja taxas de juros positivas e que compensem as aplicações de risco, todo mundo vai sair das bolsas e outros ativos de risco, inclusive imóveis, já que ninguém mais vai querer investir em mercados ilíquidos. O que o mercado esperará? Que as bolsas completem a limpeza de 80% do patrimônio dos fundos de pensão? Vai ser um desastre total nos preços. De inflação vamos para uma deflação nos ativos. Efeito violino.

Nos EUA um aumento de taxas de juros dizimará os títulos das cidades o desastre será monstruoso. Será uma corrida jamais vista no planeta ou na historia da humanidade.

Um aumento de apenas 1% depois que os juros estiverem acima de 5% ao ano terá consequências nos preços de ativos da ordem de 10% imediatamente.

Agora imagine uma coisa dessas acontecendo em meio a uma baderna generalizada em que revoltas pipocam aqui e ali por diversos países e culturas diferentes?

O Novo Normal está ai gente, veio para ficar.

E o povo assistindo ao futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário