***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O quantitative easing forever.


QE é o novo fenômeno que o FED, Banco Central Americano introduziu no mercado. Consiste em comprar títulos do governo americano, aqueles mesmos títulos que o próprio FED emitiu, para retirar dinheiro do mercado e rolar a dívida americana que hoje está estimada em U$ 59 trilhões. O objetivo de tal manobra no mercado é manter as taxas de juros baixas para que o mercado pegue mais crédito e invista em negócios, consumo, ou seja lá o que for.

O QE no momento está emitindo U$ 85 bilhões de dólares mensalmente e dando para os banqueiros em troca dos títulos com um porém; as taxas de juros cobradas na face dos títulos estão sendo pagas integralmente, e podem apostar, não é taxa zero, a taxa que o banqueiro imediatamente pode pegar dinheiro do FED emprestado e investir em qualquer outra atividade econômica, inclusive vir comprar títulos do Brasil que pagam 8% ao ano no momento.

Então, com essa mamata em andamento, o FED percebe tardiamente que a manobra não deu muito certo e que criou efeitos colaterais no mercado. Então testa o mercado dizendo que pode, mais para o fim do ano, parar de comprar esses títulos.


A reação dos banqueiros é imediata. Primeiro fazem o mercado dar uma boa reviravolta impingindo uma queda no preço das ações. Depois o mercado como um todo se assusta e as taxas de juros começam a subir, já que ninguém quer receber taxa de juros zero no futuro e as compras de títulos novos simplesmente estancam. Como não há comprador à taxa zero, o mercado passa a oferecer melhores taxas para atrair o dinheiro do próprio mercado.

Mas ai, aparecem os banqueiros, chamados de Feral Hogs, porcos selvagens, e ameaçam o FED e gritam para que o FED simplesmente engavete a ideia de parar de emitir dinheiro. E a briga está aberta, o ringue está pronto. Leia aqui:

Mas é tudo um jogo de cena para que o FED tenha algum argumento para continuar a emitir dinheiro e mais dinheiro e jogar esse dinheiro às feras. Não há a menor possibilidade de o FED parar de monetizar a dívida americana. Se for parar de imprimir dinheiro será preciso pagar a dívida e de onde aparecerão 59 trilhões em curto prazo?

Se puderem assistir a esse vídeo, onde há documentos dos banqueiros Irlandeses e diálogos gravados sobre como os homens do governo estão mesclados com as falcatruas dos banqueiros, e de como os banqueiros se aproveitam de bilhões dos contribuintes, verão em que pé está o jogo. Logo a seguir no vídeo vem os comentários sobre a briga do FED com os banqueiros. Um assombro, para dizer o mínimo.


Assista aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário