***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 2 de junho de 2013

O bode na sala.





O QE imposto pelos EUA, e a guerra cambial desencadeada logo após o mundo perceber a injustiça monetária desencadeada pelos EUA, foi apenas a colocação do bode na sala.

O resto do mundo vive com este bode nos últimos 6 anos e as coisas estão indo de mal a pior, enquanto nos EUA a mídia anuncia o fim da crise e o iminente início do crescimento econômico.

Nos último dia 17 de maio o FED mandou o seguinte comunicado:

Pode-se ler o relatório na integra aqui.


Nele há o seguinte paragrafo.

Uncertainty exists about how markets will reestablish normal valuations when the Fed withdraws from the market. It will likely be difficult to unwind policy accommodation, and the end of monetary easing may be painful for consumers and businesses. Given the Fed’s balance sheet increase of approximately $2.5 trillion since 2008, the Fed may now be perceived as integral to the housing finance system.

Existe incerteza sobre como os mercados irão reagir para restabelecer os preços quando o FED se retirar do mercado. Provavelmente será de difícil execução essa volta ao normal e a sua acomodação, e o fim da política de acomodação será difícil e dolorosa para os consumidores e empresas. Dado que o balanço do FED aumentou em cerca de 2,5 trilhões de dólares desde 2008, pode se dizer que o FED agora é percebido como parte integrante do mercado habitacional.

Segundo o próprio FED o bode vale 2,5 trilhões de dólares e retirá-lo da sala será doloroso para os consumidores e para as empresas.

Doloroso?

Quer dizer, limpar a casa da sujeira do bode é o que irá doer.

Não meus amigos, o que vai doer é que o planeta já está falando em termos de quatrilhões de dólares no mercado de derivativos, que fazem o hedge das dívidas e riscos assumidos.

Esse número é totalmente inconcebível para a mente humana. São mil trilhões de dólares. Qual é a economia que pode lidar (apenas contabilmente) com esse número.
Não há mais nenhuma forma de limpar a sujeira do bode. É preciso reformar a casa. O que se percebe é que:

Ou o sistema está sendo destruído propositadamente e já há planos em andamento para substituir o “Way of Life”.

Ou os EUA puseram no poder um bando de incompetentes e inconsequentes pilantras de que a historia humana jamais ousou imaginar que pudesse existir.

Uma coisa é certa; os mercados vão desabar, tão certo como subiram com o anúncio do QE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário