***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dia a dia na China.






Não sou eu quem fala, mas Ambrose Evans-Pritchard um repórter econômico do The Daily Telegraph.

Há na China o que se chama de sistema bancário das sombras, que empresta dinheiro para as pessoas e que não faz parte das estatísticas do governo, uma espécie de caixa dois dos bancos.

Pois bem, esse sistema está muito perto de sua implosão final e ficará totalmente fora de controle muito em breve.

Os valores envolvidos são enormes, extremos para adjetivar melhor, não há transparência, está coberto de corrupção e há risco sistêmico envolvido. A China pode estar bem perto de assistir uma reprise da crise japonesa dos anos 80 com massiva deflação de preços e super capacidade produtiva.

Charlene Chu, diretora de uma agencia bancária em Pequim diz:

Não há transparência no sistema, Nós não temos a menor ideia de quem são as pessoas ou órgãos que estão emprestando o dinheiro, e também já perdemos o controle sobre quem tomou os empréstimos. As garantias são incobráveis e a qualidade dessas garantias totalmente inverificáveis.

O governo Chinês fez esses bancos colocarem U$ 3 trilhões em depósitos compulsórios, mas isso, segundo Charlene Chu, não dá nem para o começo se o sistema ruir.

"This is beyond anything we have ever seen before in a large economy. We don't know how this will play out. The next six months will be crucial," she said.

O problema está além de qualquer coisa vista em uma grande economia no passado. Nós não sabemos como será o final disso e os próximos seis meses serão cruciais para o desfecho.

E a mídia além de esconder o fato, mente para o público dizendo que está tudo muito bem com as estatísticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário