***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 16 de junho de 2013

Dólar. Para que lado? Gráfico


Estabelecido está que o FED vai iniciar a contração monetária nos EUA, senão parando totalmente o QE infinito, que de infinito não tem nada, ou pelo menos diminuindo a sua intensidade e quantidade de moeda impressa.

O mundo está inundado de dólares e esses dólares, infelizmente, foram apenas encaixotados nas contas de quem os recebeu ao invés de serem incorporados à festança que se imaginava aconteceria.

TRASH










O simples fato de que o mundo está inundado de dólares causa problemas ao balanço cambial entre as moedas. É a teoria do contrário funcionando. O dólar deveria estar sendo desvalorizado e as outras moedas valorizadas. Foi o que aconteceu no início do processo – até o nosso ministro chamou o processo de guerra cambial – porém a verdade é que o dólar não vale uma aposta em sua valorização enquanto não se acabar o QE.

Como essa tirada de pé do acelerador pelo FED está apenas no discurso, o novo normal está cansado de ser novo e a matemática começa a trazer o equilíbrio econômico para onde as leis naturais desejam.

O processo de valorização do dólar recentemente, se aproveita do fato de que o resto do mundo, economicamente falando, está atravessando uma má fase. Evidentemente isso é causado justamente por causa da emissão monetária pelo FED. Os mercados estavam tomando o dólar como a última e única tábua de salvação. Ledo engano. 

Mais quer dizer menos nesse caso. Mais moeda menor o valor dela. E estamos conversados.

O mundo finalmente está se dando conta do recado da matemática. Veja:


Clique na imagem para ver o original


A queda mostrada no gráfico nos diz que nem todo mundo aposta mais em manter dólares na carteira, e que o dinheiro esperto está migrando para outros ativos que ainda restam para comprar, ou para outras moedas.

A enxurrada de dólares vai continuar, em minha modesta opinião. Mas isso é apenas uma hipótese entre as centenas de outras possibilidades que o dinheiro que está parado nas contas correntes tem para escolher.

No caso de uma parada brusca na emissão de moeda pelo FED a valorização do dólar reverterá esse gráfico, mas, de novo, em minha modesta opinião não é mais possível para o FED parar de emitir moeda sem causar imediatamente um processo de ajuste extremamente doloroso.

Há dois caminhos e ambos levam ao mesmo destino. 

Sérios problemas.

Para mim, dólar é uma batata quente que segurar trás sérios riscos de empobrecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário