***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A esperança na propaganda sempre é a última que morre mesmo.



As evidências de que a economia planetária está esfriando a passos largos são enormes. Basta olhar para as estatísticas. Não há no momento nenhum bloco econômico com a economia apresentando bons resultados.

Isso não quer dizer que as bolsas de valores nesses blocos estejam caindo. Ao contrário, a insinuação pelo FED ontem, que será repetida hoje, de que não há data para se parar com a emissão de dinheiro, ou tampouco diminuí-la, mantém as bolsas em um medo frenético da inflação global.

As coisas não são piores porque os detentores dos títulos americanos, China, Alemanha, Rússia Brasil, não querem mais comprar tais títulos, ao contrário, estão comprando, isso sim, negócios, imóveis, fazendas, ações diretamente dentro dos EUA.

Os EUA estão quebrados e à venda, assim como Grécia, Espanha, Portugal, Itália, todo o Continente Africano, e a América do Sul.

Os Chineses, donos da maior parte dos títulos americanos, cientes de que não irão receber essa dívida constituída nos 30 anos da Fiesta americana, passaram e pegar esses dólares e indo diretamente ao território americano para comprar tudo o que aparece pela frente e a qualquer preço.

A mídia toca nesse assunto com enorme otimismo e não divulga as razões para tal movimento econômico. É uma verdadeira feira de negócios, e isso, segundo a mídia americana, é excelente para economia americana.

O fluxo de ouro no planeta mostra isso com tanta clareza que é de se arrepiar os cabelos. O FED afirma que o ouro jamais voltará a ser a moeda mundial, lastro de qualquer moeda no planeta, mas isso é apenas uma afirmação especulativa, os chineses, pelo visto não concordam com isso.

clique na imagem para ver o original



clique na imagem para ver o original


clique na imagem para ver o original


E assim o que vemos é um caso do novo normal. Enquanto os preços do ouro são formatados no mercado futuro, onde se negociam contratos de ouro, e não o ouro físico, e estão em queda, a demanda pelo metal está em alta e a produção em queda forte. Segundo uma lei natural, a lei da oferta e procura, formadora natural do preço de qualquer coisa, está sendo objeto de uma mudança artificialmente construída. Vai durar tal movimento artificial por quanto tempo?


clique na imagem para ver o original


Mas mesmo na China, o sentimento de perda sobre os dólares acumulados é enorme, embora não divulgado ao público, que de qualquer forma não entenderia a onda econômica.

Com uma crescente classe média, e com a classe rica, a elite, sabedora da direção desse rio, há filas de mais de 10.000 pessoas na porta das lojas que vendem ouro físico para a aquisição de pelo menos algumas joias de pequeno peso, e enquanto isso a economia Chinesa entra em processo de encolhimento, visto que já sabe que o dólar está em processo de deterioração.


clique na imagem para ver o original



A economia começa a esfriar, os sentimentos dos empresários, idem. Os investimentos externos em profunda queda e as vendas desabam. Exportações em queda também, queda nos índices de emprego, inflação em alta.

clique na imagem para ver o original


clique na imagem para ver o original



A historia da China vai registrar o seu primeiro choque econômico capitalista.

Leia a matéria inteira aqui:

E na Europa? Precisamos falar à respeito?

A última boa notícia vinda de lá é que as vendas de automóveis no bloco caíram para o nível mais baixo dos últimos 20 anos.

Mas a vida continua e as bolsas estarão em alta até que se pare a emissão de moeda em data incerta e não sabida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário