***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 12 de maio de 2013

A China, e as vacas que tossem.

Eu me lembro como se fosse hoje.


Escrevi em um artigo em 2010 que o mundo assistíria uma guerra no setor de aço. A China tem capacidade instalada de produção para todo o consumo mundial e ainda sobra, um monte.

Mas isso não é só no setor de aço, vale para todo  o resto. Os EUA, o Brasil, A Europa, menos a Alemanha, com as politicas instaladoras do socialismo, tipo custos trabalhistas e outros 
impedimentos ao desenvolvimento, para proteger “classes socialistas”, enviaram para a China todo o parque industrial.

 Ninguém fabrica mais nada, compramos tudo da China. Está sim fabrica de tudo.


Está inundando o mercado com produtos baratinhos, e não é de hoje.

O dono da maior indústria de aço do mundo o Senhor Lakshmi Mittal, que detém a posse de um império de indústria de aço, está muito preocupado com as finanças de sua empresa. Aqui

Claro, está colocando a culpa na China e no FED, ao mesmo tempo. Acusa um de vender barato e outro de inundar o mercado com dinheiro. Tipo mineiro malandrinho, está querendo farinha no pirão, e, claro, em primeiro lugar.

Ele disse em Bruxelas: it's time for Europe to escalate into full blown trade warfare with China.
É tempo de a Europa declarar Guerra total contra a China. Claro, uma guerra comercial.




Ele sugere que a Europa tome medidas protecionistas contra os Chineses. (Onde ouvi essa estória antes?)

Se está ruim para ele, imagine como devem estar as nossas indústrias de aço? As protegidas do governo? Que nada, onde já se viu comunista proteger industrial. O fato é que a China quebrou o parque industrial mundial e ponto final, não se fala mais nisso.

Quanto mais dinheiro os bancos centrais colocam na economia, mais a economia diminui a velocidade de crescimento. Esse “efeito colateral” não era esperado pelos 7 sábios presidentes dos principais bancos centrais do mundo. Os preços dos produtos industriais estão caindo. Isso se chama deflação.

No entanto, temos um monte de preços subindo. Tipo comida no varejo e serviços.

O novo normal está meio que cambaleante. A pressão sobre as empresas  já as está levando a pressionar o FED. Nos EUA o WSJ soltou uma notícia na Sexta Feira depois do pregão dizendo que o FED já está planejando parar de imprimir dinheiro. Aqui
Quero ver ele (O FED) ousar fazer isso. 

O fato é que o mundo econômico está empurrando o conserto capitalista natural com a barriga desde 2008. Inventou o tal do QE e neste momento já passou do ponto que poderia retornar.

Não há retorno, não há fim de linha, não há como retirar 15 trilhões de circulação nem que a vaca tussa.

Vamos andar até a estrada acabar, a boiada toda e, quem vem atrás, vai derrubar os espertinhos que fugiram na frente em primeiro lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário