***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Uma lição que provavelmente será inaproveitada e certamente ignorada.





Vamos aos fatos.

Há uma cidade do estado da Califórnia, San José, que simplesmente vai ser obrigada, como outras cidades americanas, a fazer um pedido de Falência.

Por quê? Bem há diversas coisas acontecendo nos EUA que devem estar elevando os custos que a cidade tem para poder funcionar, mas o que é realmente pesado para a cidade é o fato de quem em 1993, sob uma lei municipal, dessas que nós brasileiros estamos bem acostumados a ver, a cidade aumentou as aposentadorias de todos os funcionários municipais e de todos os políticos da cidade em 60%, sem falar dos salários.

20 anos depois cada cidadão é obrigado a contribuir anualmente com 2900,00 dólares. Como nem todos trabalham, o fardo desse absurdo é de 6300 dólares para cada cidadão que trabalha na cidade.

 Resultado: A cidade tem 2.900 bilhões em dívida com os emprestadores do dinheiro. Ou seja, os malucos que deram dinheiro emprestado à cidade não têm como receber esse dinheiro de volta. A conta é de zerar, os dois lados perdem. Todo mundo ficou pobre, quem emprestou e quem tomou emprestado.



Claro, essa é a razão para o FED colocar 86 bilhões por mês na economia americana. Quanto tempo essa situação das cidades americanas pode durar?

Um dia, breve, o Estado americano será dono de toda essa dívida. O Estado será obrigado a pagar todas essas pensões, claro, são direitos adquiridos. Não será o EUA que vai querer abandonar o estado de direito e desrespeitar um contrato que todo cidadão americano sabe que nunca será desonrado. Acordos serão feitos, como foram feitos nos casos da GM, por exemplo, e cada lado pode, talvez, ficar com o palito do picolé, a dívida vai parar na mão do contribuinte.

Como resolver a questão. Aumentar o desconto nos salários não pode ser; os sindicatos não vão aceitar. Pedir dinheiro aos bancos nem pensar. Vender títulos para rolar a dívida a juros de zero por cento ao ano é inviável, convencer um investidor a doar o dinheiro é totalmente impossível.

O que se tira dai como lição?

Como será o futuro dos professores, bombeiros, policiais, lixeiros, e políticos da cidade?

 E a lição, qual é?

|Austeridade no Capitalismo é uma consequêrncia do mal administrar sua riqueza e não uma punição pelo mal feito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário