***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Brasil vai crescer 4% em 2013, diz ministro.






 O nosso Nos tradamos  disse também que:  “o investimento terá de crescer entro 8% e 10%” caso contrário o crescimento não acontecerá.

Bem, certo deve estar o nosso ministro.

É fato que o mundo inteiro está mantendo taxas de juros baixíssimas nos últimos 5 anos e consequências virão se a situação for mantida, como parece que será.

Uma das consequências, já acontecendo, será o fechamento de todos os fundos de pensão que garantem as aposentadorias. Ou isso, ou as bolsas vão dar lucros exorbitantes durante a próxima década.

É fácil de inferir tal comportamento das bolsas, já que não há nenhum retorno para qualquer operação de usura no mundo hoje.

 São apenas governos e bancos os que podem criar moeda e receber taxas de juros acima de zero, descontada a inflação.

Gostaríamos de ver também inflação zero senhor ministro, pois crescer 4% com inflação de 10% ao ano é fácil, não é?

A classe média brasileira está acostumada a viver de renda. Altas taxas de juros pagas pelo governo, para conseguir rolar as suas dívidas e desmandos, acostumaram nossa população, que entendia, e podia, a fazer sua renda financiando o governo.

Nos últimos tempos, cinco anos, nosso governo vem aproveitando o movimento cíclico mundial de taxas de juros zero, acionadas em todos os blocos econômicos. Por isso gabam-se os nossos governantes de que nunca antes nesse país se viu taxas de juros tão baixas.

Qual é a magica?

Não há magica, mas sim uma sacanagem generalizada dos países “ricos”, que na verdade estão falidos, quebrados, e se ocupam desse subterfúgio econômico para abaixar o valor de seus débitos, dizendo à população que esse movimento visa fazer a economia crescer.

De uma forma ou de outra, esse ciclo econômico está mudando o status quo. O que virá não pode ser previsto, nem por mim, nem pelo ministro, nem por ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário