***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 6 de abril de 2013

O preço do ouro.




Quem pode dizer qual é o preço do ouro?


Bem, depende em relação a qual moeda está-se falando. O mercado fala para tudo em relação ao dólar, portanto espero que aquele anônimo - crítico do meu “tá bom tá ruim” - não apareça por aqui zangado com o fato de o Euro estar à beira de um abismo e que a solução para sua continuidade é, nesta altura dos acontecimentos, bastante perigosa politicamente.

Mas voltemos ao mercado, que é o que interessa.

Toda essa conversa pessimista acerca do futuro da economia, os dados terríveis que nunca acontecem, as previsões de fim de mundo, fim da globalização, problemas dos mais diversos acontecendo por causa de uma inflação que nunca aparece e todo o “papo furado” sobre o assunto, é mesmo verdade.

Não se pode mais negar. Há mais do que simples evidências. O que estamos assistindo é a velha lei da oferta e procura funcionando a despeito da manipulação descarada dos governos.

Assim como o controle da maconha, a guerra contra a “erva” pelos governos, é uma guerra perdida. A demanda pura e simples sobre o produto vai sempre colocar a oferta em ação e em busca de um ponto de equilíbrio de preços. É a lei da natureza atuando no coletivo humano. Muitos já tentaram controlar essa lei, mas como a historia mostra (a não ser se for escrita por propagandistas do governo) falharam.


Outro fato que me inspira é que a historia só é de fato escrita depois que o ser humano se debruçar sobre os fatos e suas versões e espremer dali a verdade.

A historia está acontecendo a todo instante, e a historia do preço do ouro, nestes dias, é deveras interessante.

Podemos assistir os últimos 18 anos por aqui:



O ouro na verdade é uma reserva de valor e hedge contra a moeda fiduciária. Como as reservas são finitas ele mantém uma relação de valor contra o dinheiro de papel, qualquer que seja a moeda.

Agora mesmo o valor do ouro no Japão está em alta, pois o governo japonês está fazendo uma emissão de diversos trilhões de Ienes para desvalorizar a moeda.

Como o mundo inteiro se engajou nessa guerra monetária suicida e como a massa ignora as suas consequências, e ainda por cima é totalmente impotente para intervir na politica dos poderosos, estamos vendo, via gráfico, a deterioração do valor do dólar.

Há quem olhe o dólar se valorizando frente às outras moedas e ache que o dólar está forte. Não, não está, é a resposta óbvia e clara. Quando o dólar se fortalece em relação à outra moeda qualquer é porque a outra moeda se enfraqueceu via enfraquecimento de sua economia, ou por puro e simples aumento da moeda em circulação no país.

Esse gráfico nos mostra como funciona a relação entre o que é finito e o que se tornou infinito de uma hora para outra.

 Mas os políticos estão atentos. Essa alta do valor relativo do ouro ameaça a estabilidade do dólar como moeda peg mundial. Ameaça as reservas e economia dos países que pouparam em dólar durante a festa de gastança americana. Nenhum político gostou muito de ter visto essa alta no valor do ouro e equivalente desvalorização do dólar.

Foi aí que o FED entrou no mercado de ouro para controlar o seu preço.

Em primeiro lugar formatou uma enorme campanha publicitária inventando que a lei da oferta e procura não funciona para o ouro e que o padrão ouro nunca mais vai voltar a ser implantado nas economias. Isso vale apenas para os investidores individuais que acreditam no que a mídia lhes diz.
Os investidores institucionais, e que sabem da desvalorização intrínseca do dólar, estão trocando os superávits em dólar por ouro. Isso é um fato.

Com essa ameaça em ação, o FED entrou no mercado aumentando a oferta de ouro no mercado físico e no mercado futuro, isto é, usando a lei da oferta e procura para arrefecer seus preços. Uma contradição clara à sua afirmação de que essa lei não existe.

O ouro esteve perto de 2000 dólares a onça Troy e o FED logrou derrubar seu preço recentemente para 1550 dólares. Para o povo Indiano esse fato parece ser um presente dos americanos para eles. O fato que permanece é que o FED não tem reservas de ouro infinitas, como pretende ter reservas de dólares infinitas. Segundo a teoria em andamento, o FED se diz dono desse poder de emissão de moeda sem nenhuma consequência econômica no resto dos preços das economias.

Qualquer pessoa que entenda a relação do ouro com as moedas, o que não é o caso daquele anônimo que aparece por aqui, percebe que há uma verdadeira crise em andamento e que em algum momento será preciso jogar uma âncora para se estabelecer o equilíbrio dos preços, o equilíbrio fiscal dos países afetados pela guerra das moedas e o equilíbrio monetário no planeta novamente.
Antes de isso acontecer haverá de acontecer primeiro a destruição completa do dólar como moeda peg, ou um processo de austeridade que possa reconduzir o dólar ao controle do FED. Em qualquer  dos casos teremos uma crise inédita na historia recente da humanidade.

A minha esperança é que essa crise destrua a entidade de Estado forte como criador de riquezas e controles econômicos, ou seja, espero que se acabe com a figura de Estado como construtor de justiça social.

 Essa intervenção socialista é o que causa todos os nossos problemas, já que os políticos “iluminados” como são, por um poder maior, o do dinheiro fiduciário, pensam que eles sempre têm razão.

Como podem ver as coisas não acontecem de uma hora para outra. É um processo, e você é mesmo o sapo na panela sobre o fogo. Aliás, ninguém tem qualquer escolha frente à força do Estado. Quando o povo achar que ele deve morrer ele morrerá. Até lá os políticos vão fazer tudo para manter a situação funcionando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário