***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 16 de abril de 2013

O mercado e o novo normal.


Será que se pode separar o que é um movimento no mercado pelo novo normal e o que é feito pela pura e simples lei da oferta e procura, ou seja, o antigo normal?

As mudanças no mercado global estão evidentes e a volatilidade em tudo o que segue a lei da oferta e procura é o que está chocando o mercado. O novo normal confunde os sentimentos sobre a verdade econômica.

A queda do ouro ontem não pode ser comparada com a queda do petróleo ou das ações.

Enquanto o petróleo caiu por pura e simples falta de demanda e excesso de oferta, o ouro caiu porque em poucas horas, o mercado futuro vendeu um ouro que não existe para mostrar aos mercados o poder dos Bancos Centrais e sua dominação sobre esse mercado.

A união europeia quer fazer Chipre vender o ouro do país, suas verdadeiras reservas e sua riqueza.

Vão tomar tudo. Isso abre as portas para que tomem tudo também de qualquer devedor, como Portugal, Espanha, Itália e assim por diante. Essa foi a motivação, segundo a mídia, para que o ouro caísse segundo a lei do mercado.

Não é verdade. O ouro caiu porque o FED vem dizendo para os bancos dizerem que o ouro vai cair e ordena que vendam ouro no mercado futuro, em grandes quantidades e a descoberto.

Paul Krugman chama os operadores do ouro que apostam na alta como “pessoas catastrofistas que não tem nenhuma pista do que está acontecendo”. Isso é uma verdade. Todas as pessoas do planeta são completamente estupidas, menos ele e os seus seguidores.

A questão por aqui é que os dois lados da questão - quem emprestou e quem tomou emprestado - estão lutando para preservar seu status de elite do mundo. Estamos falando de coisas sérias. Dominação e manutenção de poder global.

Coisas como 9% de queda em apenas um dia mostra que está acontecendo uma tremenda chamada de margens de garantia para quem vendeu esse ouro em contratos futuros e a descoberto. Quando esse dinheiro todo foi vendido, outra coisa foi comprada, mas o que? Os hedges já não funcionam mais.

Se a luta é pela posse do metal, como ele pode estar caindo? Manipulação. É contra a lei da oferta e procura. Se a manipulação não der certo - e não vai dar - a reação ao contrário será absurda.  Podem apostar que há problemas graves com alguma instituição, com a legitimidade de estoques declarados, ou coisa parecida.

Esperem para ver quando a China declarar ao mercado que vai querer trocar seus títulos da dívida americana por bens tangíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário