***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A queda de hoje nas bolsas americanas.





O mercado foi assaltado pelo medo da queda. Mas na verdade não vimos a BIG ONE.

É difícil acontecer queda com o FED alimentando as contas dos bancos com U$ 85 bilhões por mês.

No entanto economia não é somente balanço de banco. O fato de todos estarem alavancados cerca de 20 vezes o seu patrimônio e literalmente falidos, não quer dizer que a economia irá parar, a não ser é claro que todos fechem as portas concomitantemente.

 Você sabe o que quer dizer um banco alavancado? Sei que entre meus leitores há quem saiba, mas há os que não sabem.

Então resolvi explicar com uma conta bem fácil de entender.

Suponha que você tenha 1.000.000,00 de reais na sua conta bancaria e que você seja o dono do banco. Esse dinheiro, para começar a conversa, não é seu, e sim dos seus clientes de seu banco que depositaram lá.

Esse dinheiro é considerado passivo o seu balanço.

O seu banco  então vai ao mercado e aplica 10.000.000,00 de reais em derivativos. Claro que com a  conivência do Banco Central. Esse dinheiro precisa estar lá, então você compra do Estado os 10.000.000,00 em títulos da dívida do estado. E lá está você devendo 11.000.000,00, mas com o dinheiro todo aplicado.

Seu balanço deve parecer algo assim:

Débitos.

Depósitos à vista -----------------------------------------------------------------1.000.000,00
Empréstimos --------------------------------------------------------------------- 10.000.000,00
Total--------------------------------------------------------------------------------11.000.000,00




Créditos.

Valores aplicados a receber-------------------------------------------------11.000.000,00
Juros a receber----------------------------------------------------------------    190.000,00
Total ---------------------------------------------------------------------------11.190.000,00

Agora você vê acontecer uma queda de 30% na aposta que fez com o dinheiro dos outros e como a conta da alavancagem contrária é de 3.300.000,00 e o seu dinheiro soma zero, você tem de entrar no capital do banco que é apenas de 1.000.000,00. Esse capital é dinheiro integralizado no ato da conformação da empresa financeira chamada Banco Tal.

Sendo assim, você ainda deve 2.110.000,00. Você está tecnicamente falido.

Como você vai ter de devolver a grana primeiro ao mais poderoso dos seus credores, o Estado, e depois aos seus credores secundários, os fiéis depositantes, que jamais pensaram que você poderia, de alguma forma, ficar com a grana deles para pagar as suas dívidas com o jogo. E você meu amigo leitor foi - como se diz no jargão - barbeado.

Essa nem é a pior situação. Como você está falido e há centenas de cidades lhe pedindo dinheiro emprestado para rolar as dívidas, coisas como salários de funcionários públicos, aposentadorias de funcionários públicos, salários de vereadores e outros bichos da laia, os serviços da cidade, como lixo, policia, limpeza publica, manutenção cafezinho, coisas que é preciso fazer para uma cidade simplesmente funcionar e você não pode emprestar, pois não tem dinheiro para emprestar, você leva as cidades à falência também.

 Só que as cidades não tem o apoio do governo ( algumas delas são governadas pela oposição) e você não tem nada com isso, verdade?



elas quebram e depois de algum tempo desaparecem porque já não podem nem mais arrecadar impostos.

Quando a queda das bolsas acontecer, a coisa vai ser totalmente de surpresa. Uma dessas cidades grandonas, ou um desses bancos grandões não vai ser ajudado pelos governos e, tal como aconteceu com Chipre, vai tudo por água abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário